home > noticias >

EUNÁPOLIS

Capacitação na saúde; Certificados de curso; Marcha para Jesus patrimônio cultural imaterial; Apoio a eventos esportivos; Plataforma online para pagamento parcelado de impostos


Por: ASCOM - Prefeitura Eunápolis
Publicado em 10/08/2023 10:02
Atualização:10/08/2023 10:20

Publicidade

Prefeitura de Eunápolis promove capacitação sobre doenças de difícil diagnóstico para profissionais da saúde

Nesta quarta-feira (09), a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação focada em doenças de difícil diagnóstico. O evento teve lugar na Câmara Municipal e foi conduzido pelo renomado médico geneticista Diego Miguel, que também é professor na Faculdade Bahiana de Medicina.

Durante a capacitação, foram abordadas questões relacionadas à mucopolissacaridose, uma condição médica complexa, e à síndrome de Hurler, ambas consideradas doenças raras e que frequentemente apresentam desafios diagnósticos para os profissionais de saúde.

O público presente no evento era composto por cerca de 120 pessoas, entre profissionais da atenção básica, médicos, equipes de enfermagem e outros profissionais da rede de saúde do município, como integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do programa Melhor em Casa, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS IA).

O principal objetivo desse encontro foi proporcionar aos participantes o conhecimento necessário para identificar pacientes com esses tipos de doenças raras nas unidades básicas de saúde do município. "A capacitação visou aprimorar as habilidades dos profissionais de saúde na detecção precoce e no encaminhamento adequado desses pacientes, contribuindo assim para um diagnóstico mais eficiente e um tratamento mais adequado", frisou a secretária de Saúde, Pâmela Dadalto.

"O evento demonstra o comprometimento da Prefeitura de Eunápolis e da Secretaria Municipal de Saúde em promover a formação contínua de seus profissionais, buscando a excelência no atendimento à saúde da população e o enfrentamento das particularidades apresentadas por doenças de difícil identificação. A capacitação reforça a importância do conhecimento especializado para aprimorar a qualidade de vida dos pacientes e fortalecer o sistema de saúde local", destacou a prefeita Cordélia Torres.

 

 

Prefeitura de Eunápolis entrega certificados para participantes de curso de fabricação de flores artesanais

A Prefeitura de Eunápolis, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, em parceria com uma empresa privada, realizou nesta semana a entrega de certificados para os participantes do bem-sucedido programa de capacitação voltado para a fabricação de flores em E.V.A (Etileno Vinil Acetato). Essa iniciativa teve como propósito fortalecer os laços comunitários e fomentar o espírito empreendedor, proporcionando simultaneamente uma oportunidade de aprendizado e geração de renda para os participantes. O instrutor Adam Dias Machareth conduziu os cursos ao longo de cinco dias.

Os certificados foram entregues ao longo desta semana em dois locais distintos: no CRAS I, situado no bairro Pequi, na quarta-feira (09); e no CRAS II, no Alecrim II, na terça-feira (08). Ao todo, foram mais de 140 inscritos no curso.

A felicidade e gratidão dos beneficiários eram evidentes, sendo que Daiane da Cruz expressou sua apreciação à gestão municipal por disponibilizar a chance de aprimorar suas habilidades e buscar uma fonte de renda em tempos desafiadores. "Quero agradecer à gestão por ter proporcionado esse curso pra gente. Pra mim foi maravilhoso, pois eu já fazia alguma coisa, mas queria me profissionalizar mais, porque pra mim eu vejo sendo uma maravilha. Não estou podendo trabalhar, isso aqui é uma renda que a gente pode fazer em casa mesmo, olhando nossos filhos, pra quem não tem com quem deixar. Pra mim é bom demais. Quero agradecer também ao CRAS por ter me convidado, pelo carinho de sempre em chamar a gente quando tem um curso desse maravilhoso”, frisou.

“O curso foi dirigido a um público diversificado, incluindo usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), além de indivíduos, majoritariamente mulheres, com idade superior a 18 anos, que enfrentam situações de vulnerabilidade social”, explicou a secretária de Assistência Social, Erinéia Torres.

A prefeita Cordélia Torres enfatizou a relevância dessa capacitação como um instrumento de empoderamento e inclusão social, concedendo aos participantes a oportunidade não apenas de adquirir habilidades profissionais, mas também de contribuir para o sustento familiar. “A colaboração entre os setores público e privado ressalta o comprometimento da administração municipal em implementar ações concretas que beneficiam a comunidade. A cerimônia de entrega dos certificados celebrou o esforço e a dedicação dos participantes na busca por perspectivas melhores dentro de um contexto desafiador”, salientou.

 

 

Prefeita reúne pastores para anunciar projeto de lei que torna Marcha para Jesus patrimônio cultural imaterial de Eunápolis

 
A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, promoveu na noite de segunda-feira (07), um encontro significativo ao reunir dezenas de pastores provenientes de diversas denominações religiosas na sede da Secretaria de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer. O motivo da reunião foi o anúncio feito pela gestora de que será encaminhado o projeto de lei n° 023 à Câmara de Vereadores com o intuito de conferir à "Marcha para Jesus" o título de patrimônio cultural imaterial do município.
 
A presença da prefeita e dos pastores foi acompanhada também pelos vereadores Carmen Lúcia Maciel e Arthur Dapé, que, perante o público presente, já manifestaram seu apoio irrestrito ao projeto de lei. Também estiveram presentes representantes de diversas entidades religiosas, secretários municipais, servidores públicos e membros da imprensa.
 
Cordélia Torres ressaltou a relevância de envolver pastores de várias denominações nesse processo, destacando que o evento não será associado a uma única fé, mas sim à comunidade de Eunápolis como um todo. “Vamos encaminhar o projeto de lei para Câmara de Vereadores para tornar a Marcha para Jesus como patrimônio cultural imaterial do município e, por isso, essa reunião com vários pastores de diversas denominações para demonstrar que o evento não vai pertencer a ‘a’ ou ‘b’, mas ao povo de Eunápolis. A marcha estava apenas no calendário oficial do município, mas agora vai se tornar patrimônio. Eu pedi que o evento seja realizado na semana da data de fundação do município, que é 5 de novembro, e que possamos comemorar e trazer o povo de todo território brasileiro para Eunápolis em comemoração à Marcha para Jesus”, salientou a prefeita.
 
Sendo o projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, a Marcha Para Jesus se junta a outros eventos que na gestão da prefeita Cordélia se tornaram patrimônios culturais imateriais do município, como a Festa da Padroeira, o São João (Vila do Forró) e Pedrão.
 
 
Prefeitura de Eunápolis destina apoio a eventos esportivos, religiosos e culturais no fim de semana

No último fim de semana, a Prefeitura de Eunápolis demonstrou seu apoio a diversos eventos esportivos, culturais e religiosos, proporcionando entretenimento e lazer para a comunidade local.
 
No campo do esporte, no domingo (06), a equipe de futebol de Eunápolis obteve mais uma vitória no Campeonato Baiano de Futebol Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes. Jogando em casa, no Estádio Araujão, com o incentivo da torcida, a equipe venceu o time de Teixeira de Freitas por 1 a 0, com o gol marcado por Robson, garantindo assim seis pontos na tabela.
 
Quanto à religião, a gestão municipal também se dedicou ao suporte do novenário de Bom Jesus de Gabiarra, que teve seu encerramento no domingo (06). O evento contou com uma programação que incluiu alvorada, missa solene, almoço e procissão, demonstrando o compromisso da Prefeitura em valorizar as tradições religiosas da comunidade.
 
Na esfera cultural, destaca-se a 21ª edição da Feira de Artesanato EunArtes, que ocorreu no sábado (05) e domingo (06) na Praça da Matriz. A feira contou com a participação de 42 artesãos que apresentaram suas criações, oferecendo aos visitantes uma variedade de opções artesanais. Além disso, o evento proporcionou delícias gastronômicas, música ao vivo e uma área destinada para o entretenimento das crianças, promovendo a cultura e a arte local.
 
Ainda no campo esportivo, foi realizado o 5º Torneio de Sinuca no bairro Juca Rosa, atraindo participantes de diversas cidades e estados, inclusive de Minas Gerais e São Paulo. O torneio contou com uma premiação total de mais de R$ 5 mil, demonstrando o incentivo à prática esportiva e ao desenvolvimento de eventos competitivos na cidade.
 
“Com o apoio a esses eventos, a Prefeitura de Eunápolis reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento social e cultural da região, buscando proporcionar momentos de lazer, entretenimento e integração para toda a população local e visitantes”, frisou a prefeita Cordélia Torres.
 
 
Prefeitura de Eunápolis lança plataforma online para contribuintes pagarem impostos em até 12 parcelas no cartão de crédito
 
A Prefeitura de Eunápolis lança uma inovadora solução de pagamento de impostos e taxas municipais, visando proporcionar mais flexibilidade e facilidade aos contribuintes. Com o lançamento da AprovaPay, os cidadãos agora podem parcelar seus impostos em até 12 vezes no cartão de crédito, tornando o processo mais conveniente e acessível.
 
Através da plataforma, todo o procedimento pode ser realizado de forma online, eliminando a necessidade de comparecer pessoalmente ao Núcleo de Tributos e Arrecadação. O contribuinte pode efetuar o pagamento utilizando o seu celular ou computador, tornando o processo ágil e conveniente, além de garantir mais segurança às transações, visto que são criptografadas, monitoradas e auditáveis.
 
Marco Zanatta, idealizador da Aprova, destacou que a modernização do sistema de arrecadação é essencial para atender às demandas do novo perfil de contribuintes que buscam meios ágeis e flexíveis de pagamento. “O pagamento via cartão de crédito é mais seguro em comparação com outras formas de pagamento, como dinheiro em espécie ou boleto bancário”, frisou.
 
O gestor de Tributos e Arrecadação, Marco Braga, enfatizou que a iniciativa não só proporciona comodidade aos cidadãos, mas também visa garantir o uso estratégico dos recursos arrecadados. “Eessa nova solução de pagamento pode impulsionar a arrecadação municipal e fortalecer a capacidade de investir em projetos que beneficiam toda a população de Eunápolis”, enfatizou.
 
A AprovaPay já está em pleno funcionamento e permite parcelar três tipos de impostos e taxas municipais: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITIV ou ITBI (Imposto sobre Transmissão Inter Vivos / Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), além de abranger as demais taxas municipais diversas.
 
Para utilizar a solução, o cidadão deve seguir algumas etapas simples, como acessar a URL exclusiva do município de Eunápolis da AprovaPay [https://pay.aprova.com.br/?hash=eyJjaXR5X2NvZGUiOiJldW5hcG9saXNiYSIsInByb3ZpZGVyX2lkIjoyfQ==], incluir a linha digitável no campo de código de barras, selecionar a quantidade de parcelas desejadas e fornecer as informações solicitadas, juntamente com os dados do cartão para efetuar o pagamento.
 
Para os contribuintes que preferirem ir até o Núcleo de Tributos e Arrecadação, está disponível um terminal de autoatendimento para realizar as operações. O setor está localizado na Avenida Conselheiro Luís Viana, n° 458, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 14h.







Comentários do público:

Publicidade
0