home > social >

Por Onde Anda?

Jaime e sua esposa Estelita, filhos Paulo e Jailton, hoje colhendo no distante Pará os frutos da coragem, muita luta e determinação


Publicado em 15/01/2020 10:00

Publicidade

Estelita e Jaime

 

Uma história de amor, cumplicidade, coragem, muita luta e determinação, são pontos marcantes na vida de Jaime Alípio de Santana, 82 anos (12/08/1938), conhecido popularmente em Itabela como “Jaime crente”, ao lado de sua esposa Estelita da Costa Santana e dos dois filhos: Paulo Costa Santana, casado com Bernadete Dias Macedo, e Jailton Costa Santana, casado com Eunice Santana, que no dia 06/01/1986 deixaram Itabela com destino a Tupauci, município de Água Azul do Norte/PA, onde chegaram e se instalaram depois de cinco dias de viagem na carroceria de uma caminhonete Toyota Bandeirante, com a mudança em um caminhão com animais.


Dificuldades imensas foram encontradas ao chegarem, em meio ao período de muitas chuvas na região, vindo a se abrigarem em um pequeno barraco de madeira no meio do mato.


Jailton, Estelita, Jaime e Paulo


Com dinheiro curto para a sobrevivência, inicialmente cultivaram milho, mandioca e arroz, criaram porcos e galinhas, e com muita dificuldade foram formando um rebanho bovino.


A família de Jaime e Estelita foi crescendo em meio à incessante labuta diária, vindo uma longa prole de netos e bisnetos.


Eunice, Jailton, Bernadete, Paulo, Estelita, Jaime


Do casal Paulo e Bernadete, que mora em Água Azul do Norte/PA, nasceram os netos Paulo Júnior, Caroline e Maurício, e os bisnetos Mateus, Pedro, Lucas, Kaleb e Isabele.

Fato recente e interessante é que Paulo e Bernadete se casaram recentemente, há cerca de três meses, mas já conviviam desde quando moravam em Itabela e “juntaram os panos”, segundo o fazendeiro René Viana, quando raspavam mandioca para fazer farinha em sua fazenda, antes de partirem de muda para o longínquo Pará.


René, a esposa Jany e o filho Renan estiveram em visita recente aos velhos e bons amigos no Pará no final de dezembro de 2019, para matar a saudade e recordar boas histórias dos tempos de Itabela, sentados ao redor de uma mesa se deliciando com um puro açaí na tijela, retornando felizes ao ver todos por lá com saúde e tocando a vida com a mesma disposição de quando lá chegaram.


René Viana e esposa Jany com os anfitriões ,


E do casal Jailton e Eunice, que reside em Jacundá/PA, vieram os netos Jéssica, Elaine, Pietro, e o bisneto Joaquim.

Jailton é já de algum tempo o braço direito do mega empresário e fazendeiro Adão Ribeiro, também procedente de Itabela e hoje radicado em Jacundá/PA.


Depois de muita luta e dedicação da família ao trabalho, o casal Jaime e Estelita, de pequeno produtor em uma pequena fazenda nos fundos do bairro Cedin, nas margens do Córrego São Gonçalo, em Itabela, hoje experimenta uma situação econômica próspera, levando uma vida que pode ser considerada tranquila e de sucesso, cuidando das suas propriedades rurais, do que elas produzem na agricultura, na pecuária, e sempre arrodeados e acariciados pela numerosa família.


Colaboração: René Viana

Fotos: Acervo familiar






Publicidade

Publicidade


Publicidade
0