home > social >

Saudades

João Pedro dos Santos, exemplo de homem, de pai, marido e de cristão - 27/10/1955 a 21/11/2014


Publicado em 06/12/2014 10:00

Publicidade

No SAUDADES de hoje, o Clic101 traz em resumo a história de vida do senhor JOÃO PEDRO DOS SANTOS.

 

 

Nascido em Ilhéus em 27 de outubro de 1955, tinha seis irmãos, os quais foram criados pelo pai, Domingos Pedro dos Santos, e a madrasta, “Dete”, após ter perdido muito cedo a sua mãe, Alice Pedro dos Santos com 14 anos.

Também aos 14 anos de idade, com sua família, deixou Ilhéus vindo morar e trabalhar na Fazenda Cajaíba, hoje (2014) Fazenda Palmares no município de Porto Seguro, porém com referência em Itabela. João Pedro começou a trabalhar bem cedo, desde os seus 12 anos, e foi muito bem educado, apesar da pouca escolaridade.

Ao centro da foto o senhor João Pedro de boné verde sob o tronco de arvore.

Aos 22 anos casou-se com a senhora Lurdes Maria Pedro dos Santos, com quem teve seis filhos: Roque Pedro, Leia, Conceição, Cláudia, Cleomildes e Rodrigo Pedro, tendo também 4 netos.

Em meados de 1988 João Pedro veio para Itabela com sua família, passando a trabalhar na “Serraria Gamal”, onde também fez moradia, local onde hoje funciona a Serraria Bergamini.

Por toda sua vida, trabalhou em diversas serrarias e com diversas famílias tradicionais do município, como a família Guerra e a família Nunes, além de ter trabalhado por algum tempo como motorista de caminhão.

Homem muito dedicado à sua família, bastante reservado, tinha como hobby a pescaria e era um bom espectador de jogos de futebol. Tinha como pilar central da sua vida, além da família, a religião.

 

O trabalho mais admirado feito por João Pedro encontrava-se na Igreja. Católico fervoroso, frequentava fielmente a Igreja, dedicação e fé que foram mais intensos nos últimos 14 anos de sua vida, passando a educar seus filhos nesta fé.

Há alguns meses, vendo a dedicação do senhor João Pedro, levaram até ele a proposta de se tornar Ministro da Eucaristia. Mas teria que ser feito um curso e João Pedro não tinha leitura. Então o Frei Ivanilton Santos da Paróquia São João Batista levou o caso ao Bispo Diocesano Dom José Edson. Assim, o senhor João Pedro passou a ser ministro, desempenhando mais um importante trabalho na igreja.

 

 

Outro compromisso na religião era abrir e fechar a Igreja Nossa Senhora das Graças, além de ter grande participação em pastorais.

 

 

Por complicações de saúde o senhor João Pedro faleceu em 21/11/2014 aos 59 anos, deixando saudades, mas principalmente exemplo de homem, pai, marido e cristão, com sua simplicidade e mais uma vez ressaltada, sua dedicação à família e a Deus. Família Pedro, que assim como o Apóstolo Pedro, que tem como significado de nome “pedra”, “rochedo”, esteve firme e forte assim como o senhor João Pedro por toda sua vida.

“A gente tem muito orgulho de ter um pai como ele”.  Roque Pedro.

Família Pedro e amigos reunidos na missa de 7º dia de falecimento do senhor João Pedro, em 02/12/2014, na Paróquia São João Batista em Itabela.

Confira alguns momentos vividos pelo senhor João Pedro e família na galeria de fotos.






Publicidade

Publicidade


Publicidade
0