home > social >

Saudades

Maria Inês Chagas Bravim


Publicado em 02/07/2013 10:00

Publicidade

 

 Maria Inês Chagas Bravim, a quinta dos dez filhos de Norberto Marcelo Chagas e Maria Macrina Tuão Chagas, nasceu em 15 de Fevereiro de 1947 em Córrego da Onça, Município de Colatina – Espírito Santo.

Ainda criança, mudou para a zona rural do município de Vila Valério, próximo da Jurama.
 

 Em 15 de Dezembro de 1967, casou-se com Florentino Bravim, fixando-se em Linhares– ES. Desta união nasceram três filhas: Ana Cláudia, Ana Paula e Ana Valéria. Embora tenha se casado aos 20 anos e Florentino aos 25, ambos no desabrochar de sua existência, sempre procuraram viver do trabalho honesto.

Em 1973, em busca de melhores condições de vida, se mudaram para a Bahia, indo para Petrolina e posteriormente para Itabela, então município de Porto Seguro, que estava em crescimento, ocasionado principalmente pela madeira emergente, com a proliferação de inúmeras madeireiras que passaram a surgir, bem como a construção da BR 101, o que favorecia o transporte.
 

 Inês sempre foi católica, integrante ativa da Paróquia São João Batista; era Ministra da Eucaristia; foi catequista por mais de 20 anos, além de ser integrante de diversos grupos, como Grupo da Liturgia, Apostolado Coração de Jesus, Grupo da Boa Nova, Pastoral da Criança...

 

 

 

Além disso, era funcionária pública efetiva do município de Itabela, tendo atuado como Diretora da Creche Municipal Santa Clara no período de 1993 e 1997.

 

 

Da sua árvore genealógica, além das filhas e genros, conheceu três netos: Emerson, João Victor e Rafael.

Inês Bravim foi sempre detentora de uma simplicidade a toda prova, de um comportamento ético incomum, um patriotismo e acima de tudo uma honestidade ímpar, virtudes que marcaram sua passagem na vida terrena, não somente como mulher, mas como uma verdadeira cidadã.

 

 

Nos lugares por onde passou deixou boas lembranças. Mãe e esposa exemplar; avó afetuosa; amiga leal.

Sempre procurou servir, sem olhar a quem, mas, infelizmente, aos 15 dias do mês de Julho de 1997, Inês foi vítima de um derrame cerebral, partindo para junto do Senhor, sem ter a oportunidade de ouvir o quanto seria importante que ficasse mais um pouco...

 

 

Inesquecível é você,

Neste mundo tão vazio.

Espelho de vida foi teu ser, e a

Saudade aumenta com a esperança de um dia poder te rever.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Colaboração: Valéria Bravim





Publicidade

Publicidade


Publicidade
0