home > noticias >

REPELENTE PARA GRÁVIDAS

Ministério da Saúde distribui repelente para gestantes do Bolsa Família


Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 13/12/2016 09:58

Publicidade

Nesta semana o Ministério da Saúde divulgou as propostas do pregão eletrônico para compra de repelentes que serão distribuídos para mais de 480 mil gestantes do Programa Bolsa Família. O valor estimado no edital fazia referencia à quantidade suficiente para proteger os nove meses de gravidez das mulheres participantes do programa do Governo Federal.

Os produtos podem ser fornecidos em gel, loção, aerossol ou spray e oferecer, no mínimo, quatro horas de proteção, conforme registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a expectativa é começar a distribuição desses repelentes antes do início do verão.

Foto: Divulgação

“Foi uma decisão do Governo, proteger as gestantes do Bolsa Família com repelentes gratuitos. O verão começa dia 21 e nós queremos estar podendo entregar os repelentes para essas mães do Bolsa Família. São 480 mil gestantes que estão no Bolsa Família”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

 

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antonio Nardi, explica que a distribuição de repelentes às gestantes faz parte de um conjunto de ações de prevenção ao Aedes aegypti. “Todo dia é dia de combate ao mosquito. Portanto, a distribuição de repelentes às gestantes corrobora, vem de encontro a está intensificação das ações de prevenção a dengue, chikungunya e zika vírus. Mas, principalmente, para a proteção das nossas gestantes. E assim, essas gestantes poderão estar se prevenindo mas, principalmente, prevenindo que novas crianças nasçam com o problema da microcefalia”.

 

Ao todo, 23 empresas participaram do pregão eletrônico para compra de repelentes, sendo que a primeira colocada ofereceu preço bem abaixo do previsto de R$ 208,8 milhões estimados no edital. Neste momento, o processo está em fase de análise da proposta e dos documentos de habilitação para comprovar os requisitos exigidos pelo edital. A previsão é que a empresa vencedora inicie a distribuição dos repelentes em até 15 dias após a assinatura de contrato com o Ministério da Saúde.








Comentários do público:

Publicidade
0