home > noticias >

FANTÁSTICO

Parto de homem teria sido por “falha humana”

O baiano Ednilton C. Silva teve caso de "gravidez" apresentado em rede nacional

Por: Clic101/A Tarde
Publicado em 10/09/2013 08:58

Publicidade

A vida do pacato Ednilton Conceição Silva não foi mais a mesma desde que o programa Fantástico revelou, no último domingo (8/9) que ele teria feito um parto cesáreo. A informação constava em uma autorização de internação hospitalar (AIH) encaminhada ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) em Salvador.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o erro foi fruto de uma falha humana no processo de digitação, que, entretanto, não implicou vantagem financeira. A Sesab informou que o valor repassado à unidade é fixo e independe do número de procedimentos realizados.

Mas na travessa Operária (Curuzu), local onde mora o soldador, não se fala em outro assunto. O vizinho Nilton Lima, 53, ficou surpreso ao vê-lo em rede nacional.

E mais surpreso ainda ao saber que o motivo era uma suposta gravidez do amigo. "É um absurdo. Esse caso deve ser rigorosamente apurado, porque esse dinheiro sai do nosso bolso", cobrou.

Ednilton não quis comentar o caso. Um irmão do soldador, que não quis se identificar, informou que ele está revoltado com o fato.

Mudança - Em resposta à matéria, o Ministério da Saúde publicou ontem duas portarias que estabelecem que as AIHs não poderão ser mais preenchidas manualmente.

Outra disposição é que, antes do pagamento da autorização, a unidade confira, no sistema online, as informações do paciente. O cadastro do usuário no novo sistema será criado a partir do número do Cartão SUS.

O sistema, no entanto, só será disponibilizado para os estados e municípios em 90 dias, e começará a valer em fevereiro de 2014. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), as mais de 20 mil fichas hospitalares suspeitas de fraudes serão investigadas pelo órgão.

Original: A Tarde



Tags: parto





Comentários do público:

Publicidade
0