home > noticias >

SAÚDE

No "Outubro Rosa", Prefeitura de Itabela realiza ações de conscientização


Por: CliC101 | Informações: Ascom Prefeitura Itabela
Publicado em 14/10/2021 11:11

Publicidade

 

Com o objetivo de conscientizar sobre os riscos do câncer de mama e sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce da doença, a Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Atenção Básica, está realizando uma série de ações voltadas ao Outubro Rosa.

 

Dentre as ações programadas pelo Departamento de Atenção Básica estão palestras realizadas nos dias 13 e 14 de outubro, para os servidores municipais da área administrativa da Prefeitura, da Câmara Municipal de Vereadores, da Secretaria de Assistência Social e para funcionários da empresa responsável pela limpeza urbana (Limpar). 

 

Segundo a coordenadora do Departamento de Atenção Básica, Adrieli Gomes, as palestras foram realizadas pelas enfermeiras Maria Lúcia e Helen Caroline e pelo diretor do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Bruno Felix. “Durante as palestras os profissionais da área de saúde procuraram esclarecer dúvidas e orientar sobre o autoexame e a importância do diagnóstico e tratamento precoce”, explicou Adrieli.


É IMPORTANTE HOMENS TAMBÉM PARTICIPAREM

Adrieli Gomes ressalta que as ações do Outubro Rosa são direcionadas às mulheres e aos homens. “É importante lembrarmos que há casos de câncer de mama em homens também, embora com uma incidência bem menor. Além disso, ao participarem das palestras os homens podem ajudar a propagar as informações e a cuidar da saúde das mulheres de sua família”, salientou Adrieli.


UM CUIDADO NECESSÁRIO

As ações do Outubro Rosa também estão sendo realizadas na Policlínica Municipal de Itabela, onde estão sendo realizadas palestras na sala de espera. No dia 13, uma enfermeira ajudou as pacientes da unidade de saúde a fazerem o autoexame das mamas.  “Ao fazermos o autoexame com regularidade, podemos conhecer melhor a estrutura das nossas mamas, detectar alterações, ajudando desta forma no diagnóstico precoce. O autoexame é um cuidado necessário”, orientou a secretária de Saúde, Wadla Cassiano.

 

Wadla informou ainda que no dia 29 de outubro, também na Policlínica, uma ginecologista e uma dermatologista realizarão consultas preventivas em relação ao câncer de mama e ao câncer de pele, respectivamente. Neste dia, serão realizadas ainda ultrassonografias, coleta de exame preventivo, teste rápido, aferição da pressão arterial e teste da glicemia capilar.

 

A ação do dia 29 contará ainda com a participação de fisioterapeutas que realizarão atividades, orientando sobre à postura correta, buscando,desta forma,promover uma melhor qualidade de vida.


AÇÕES NAS UBSs

De 18 a 22 de outubro, estão previstas também ações voltadas ao Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família do município. Segundo Adrieli, além de palestras, serão realizados testes rápidos, exames preventivos e avaliação das mamas.

 








Comentários do público:

Publicidade
0