home > noticias >

PANDEMIA

Primeiro caso de morte por Covid-19 é registrado em Itabela; paciente não foi transferida por falta de leitos de UTI nas unidades pactuadas


Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 12/06/2020 08:48

Publicidade

 

Em Nota assinada pela secretária Wadla Casiano, divulgada nesta sexta-feira (12) por volta das 20h00, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabela comunica a ocorrência da primeira morte por Covid-19 no município.


Trata-se de paciente idosa, 84 anos, com histórico de doenças crônicas pré-existentes, que deu entrada na Hospital Frei Ricardo às 00h40 com complicações respiratórias agudizadas, perda do paladar e olfato, recebendo todos os cuidados necessários conforme protocolo para manejo de pacientes sintomáticos respiratórios.


FALTA DE LEITOS DE UTI

Segundo a extensa Nota, “desde a avaliação clínica inicial e confirmação diagnóstica através do teste rápido de forma premente foi solicitada transferência para Unidade de Referência paa pacientes portadores de COVID-19, porém sem êxito, por ocupação de 100% dos leitos de UTI nas Unidades pactuadas”.


“Neste ínterim, cabe-nos uma reflexão diante do cenário em que estamos vivenciando que REQUER responsabilidade social e coletiva na tentativa de combater e minimizar os problemas acarretados pela pandemia”, segue a Nota.


SIGILO DE IDENTIFICAÇÃO

A Nota ressalta a necessidade do absoluto respeito e solidariedade com a paciente e familiares, garantindo-lhes o sigilo de identificação.








Comentários do público:

Publicidade
0