home > noticias >

MOVIMENTAÇÃO

Sábado de muito movimento no centro de Itabela, cenário ideal para propagação do coronavírus


Por: CliC101 | Welisvelton Cabral
Publicado em 31/05/2020 10:56

Publicidade

 

A manhã de sábado (30) foi de muito movimento na área central da cidade de Itabela. Tirando o fato de a maioria “estar usando máscara” e o comércio estar controlando a entrada das pessoas, a aparência é de que não estamos vivendo um tempo de pandemia.


Apesar de a maioria estar usando máscara, como citado anteriormente, em poucos minutos que nossa reportagem esteve na rua para registrar, foi possível observar o uso incorreto do que era pra ser um ítem de segurança, mas acaba tendo efeito contrário pelo uso incorreto.


Pessoas ajustando as máscaras tocando na parte frontal, colocando abaixo do queixo, cobrindo apenas a boca e deixando o nariz de fora, entre outras formas erradas de usar, contrariando as recomendações do Ministério da Saúde, especificamente nos itens a seguir:


“2. Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.

3. Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la na rua, não fique ajustando a máscara na rua”.

Portaria de 02/04/2020, Ministério da Saúde.



Sair de casa se faz necessário para muitas pessoas, mas será preciso mesmo sair em grupo? Precisam ir à rua várias pessoas da família? 


A maioria dos comerciantes faz sua parte, disponibilizando álcool em gel, controlando o fluxo, mas ainda falta conscientização da população, pois de nada adianta dentro do estabelecimento estar controlado, se a aglomeração ainda existe do lado de fora, sem nenhum respeito a recomendação de distanciamento.


 

O cenário do centro de Itabela no último sábado estava propício para disseminação do coronavírus, causador da doença COVID-19.

Mesmo Itabela tendo registrado até o momento apenas 7 casos, ainda existem os assintomáticos, que circulam e podem transmitir o vírus sem ter conhecimento disso.

Por isso, todo cuidado é pouco!








Comentários do público:

Publicidade
0