home > noticias >

SAÚDE

Hospital Dr José Ramos Neto realiza primeira cirurgia bariátrica da Costa do Descobrimento


Por: Ascom Hospital Dr José Ramos Neto
Publicado em 13/03/2020 12:22

Publicidade


 

A medicina da Costa do Descobrimento acaba de registrar um marco da sua história. Pela primeira vez uma cirurgia bariátrica (gastroplastia) foi realizada no Centro Cirúrgico do Hospital Dr José Ramos Neto, em Eunápolis. Por meio de videolaparoscopia, o procedimento contou com uma equipe formada por três cirurgiões do aparelho digestivo, um anestesista e uma instrumentadora cirúrgica, além do apoio da equipe de enfermagem.

 

Para o diretor geral do hospital, José Ramos Neto Filho, “a realização desta cirurgia inédita é um marco na medicina local e coroa o esforço da equipe de tratamento da obesidade mórbida. Foi ótimo e providencial porque passamos a oferecer aqui em Eunápolis, mais este serviço a todos os pacientes da região”. Ressaltou.

 

Antes disso, o procedimento somente era feito nos grandes centros de medicina da Bahia ou até mesmo outros estados.

 

MÉTODO

A cirurgia bariátrica se destina à redução do estômago de pessoas diagnosticadas com obesidade mórbida. Na videolaparoscopia, uma câmera é colocada no abdômen para que o médico visualize a cirurgia por um monitor e nela há menos dor no pós-operatório e uma rápida recuperação. Além disso, o paciente fica menos dias internado.

 

 

“Este tipo de intervenção é mais moderno e menos invasivo”, como explica o dr. Marcelo Martins, “e deixa o paciente mais confortável, tendo uma recuperação tranquila. A nossa equipe preza por realizar um procedimento minimamente invasivo, o que é bem melhor para o paciente”, conforme resumiu o médico.

 

De acordo com o dr. Gustavo Chuluk, todo o procedimento cirúrgico durou em média duas horas,  e a paciente, uma médica de 31 anos, residente no extremo sul do estado, é uma jovem com obesidade grau dois e algumas comorbidades (quando duas ou mais doenças estão relacionadas).

 

Segundo o médico, “ela foi selecionada para fazer o procedimento a fim de melhorar a qualidade de vida, já que a paciente tentou reduzir o peso com dietas, mas nunca obteve sucesso”.

 

A decisão de fazer a intervenção, como pontua outro médico da equipe, o dr.  Olívio Battisti, “obedece a critérios como o peso e a altura do paciente”. Conduto, disse ele, “o mais importante é informar que quando o paciente tem uma obesidade em grau três, quer dizer, o índice de massa corpórea acima de 40, ou ainda, uma obesidade grau dois, com algumas comorbidades, é alto o risco dele morrer mais cedo em decorrência dessas complicações”.

 

MARCO PARA EUNÁPOLIS

Considerada um marco para a instituição, que já oferece acompanhamento clínico para casos de obesidade mórbida, o sucesso da primeira cirurgia bariátrica em Eunápolis representa mais um avanço do Hospital Dr. José Ramos Neto na medicina suplementar da Costa do Descobrimento, por meio da utilização de tecnologias mais modernas e menos invasivas.

 

O Hospital Dr. José Ramos Neto atende a particulares e aos principais convênios de saúde do país com pré-agendamento de consultas através do telefone:  (73) 3281-1336









Comentários do público:

Publicidade
0