home > noticias >

INFLUÊNCIA NEGATIVA

Sociedade Brasileira de Pediatria alerta sobre equívocos em matéria exibida no programa ´Fantástico`

O episódio “O Mundo Maravilhoso dos Bebês” foi ao ar em 21 de abril (domingo)

Por: CliC101 | SBP
Publicado em 27/04/2019 08:10

Publicidade

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou nesta quinta-feira (25) ao Programa Fantástico (TV Globo) um ofício no qual alerta para alguns equívocos que foram exibidos no episódio da série “O Mundo Maravilhoso dos Bebês” que foi ao ar em 21 de abril (domingo).

 

Na mensagem destinada ao jornalista Bruno Bernardes, editor-chefe da atração, a entidade expressa sua preocupação de que dados ou informações sem a validação científica necessária sejam veiculados, influenciando de forma negativa o comportamento adotado por pais e responsáveis no desenvolvimento de seus filhos.

 

No documento a SPB ressalta que “para que isso ocorra, é de suma importância que as informações divulgadas tenham peso científico válido e sejam reconhecidas por pesquisadores, o que significa que contam com credibilidade, são seguras e eficazes”.

 

Para a presidente da entidade, Dra. Luciana Rodrigues Silva, a abordagem de temas da ciência e da medicina em veículos de grande audiência, como o Fantástico, são relevantes, mas devem tomar esse cuidado.

 

Segundo a SBP, os equívocos apresentados no episódio, aparentemente sutis, podem causar grande repercussão na vida de milhares de pessoas. Com o objetivo de contribuir com a correção desses problemas, os especialistas da SBP analisaram com atenção o programa exibido, enumeraram os pontos críticos, encaminharam seu relato à emissora e pede providências.

 

“Como representante de mais de 30 mil pediatras brasileiros que atuam diretamente na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças entre crianças e adolescentes, a SBP reitera solicitação de que os devidos esclarecimentos sejam oferecidos à população e coloca à disposição seus especialistas para colaborarem na análise e checagem de informações que serão veiculadas, bem como na produção dos esclarecimentos”, ressaltou a entidade no ofício.


CONFIRA AQUI A ÍNTEGRA DA MENSAGEM








Comentários do público:

Publicidade
0