home > noticias >

ITAPEBI - Câmara não funciona desde novembro/2014; professores estão em greve desde o início do mês


Por: Clic 101
Publicado em 24/04/2015 04:15

Publicidade

O município de Itapebi vem ocupando espaços da mídia regional e estadual por situações “deverasmente” inadmissíveis, como diria o famoso personagem Odorico Paraguassú da novela O Bem Amado.

Câmara fechada

Fotos: Arnaldo Alves/Itapebi Acontece

Desde novembro do ano passado, o local onde funciona a Câmara Municipal está fechado para realização de reforma, com previsão de que seja reaberto somente no final de maio ou início de junho, já à beira do recesso de meio do ano. Segundo o presidente do legislativo, vereador Leonardo Ribeiro, conhecido como “Leo de Noeme”, é devido a reformas do telhado e, pasmem, por falta de pauta.

O caso será levado aos Ministérios Públicos Estadual e Federal pelos vereadores Paulinho de Fifia (PSD), Paraíba (PRB) e Antero Botelho (PP), que fazem oposição ao prefeito, Dr. Francisco (PSC).

“A coisa aqui está bizarra.  Até agora não foram formalizadas as comissões permanentes, o que faz com que a Câmara não possa deliberar nenhuma matéria, como é o caso do reajuste dos professores”. “Mesmo assim, o presidente da Câmara, Leonardo Ribeiro, fez uma sessão no dia 30 de janeiro para aprovar assuntos de interesse dele”, diz Paulinho, ao se referir a um projeto de bolsa família municipal “totalmente irregular”.

A Lei Orgânica do Município (LOM), segundo o vereador, prevê a realização de uma sessão semanal, o que também não é respeitado em Itapebi. Já o vereador Paraíba diz que a Câmara até o momento não responde sobre a destinação dos mais de oito funcionários lotados na Casa.

Professores em greve e sem reajuste salarial

Fotos: Arnaldo Alves/Itapebi Acontece

Os professores da rede municipal de ensino de Itapebi estão em greve desde o início deste mês, e segundo informações, o prefeito não estaria disposto a conceder o reajuste salarial de 13,01% estabelecido em lei, nem atender a outras demandas encaminhadas através da APLB, o sindicato da classe.

Diante da situação, uma comissão de professores, juntamente com dirigentes sindicais, foi recebida em audiência na tarde desta quinta-feira (23) pelo representante do Ministério Público Estadual (MPE) em Eunápolis, apresentando denúncias referentes às suas reinvindicações, bem como outras informações referentes à falta de sessões na câmara municipal de Itapebi.
Esse “fenômeno” que acontece em Itapebi será o tema central do discurso que o deputado estadual Robinho fará na tribuna da assembléia legislativa da Bahia, para denunciar os desmandos praticados no município, inclusive a terceirização de mandato, segundo informa o site Itapebi Acontece.


Informações/Fotos: Arnaldo Alves/ Itapebi Acontece








Comentários do público:

Publicidade
0