home > noticias >

REPÚDIO

Computador do Palácio do Planalto usado para alterar perfil de jornalistas da Globo

Mudanças teriam sido feitas de forma caluniosa e são objeto de repúdio de entidades da área de comunicação

Por: Clic101
Publicado em 09/08/2014 11:38

Publicidade

Mudanças nos perfis na enciclopédia virtual Wikipedia, dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardemberg, ligados às Organizações Globo, que teriam sido feitas de forma caluniosa através de computador da rede de internet do Palácio do Planalto, são objeto de repúdio de entidades da área de comunicação.

Miriam Leitão - Carlos Alberto Sardemberg

Também os partidos de oposição, além de repudiarem os ataques e as críticas aos jornalistas, vão entrar com ações junto à Polícia Federal e Ministério Público Federal para apurar as denúncias feitas pelo jornal O Globo, além de pedido formal de esclarecimentos junto ao secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Thomas Trauman.

Segundo o jornal, o IP 200.181.15.10, que funciona como uma identidade digital da origem das informações, de propriedade da Presidência da República, foi utilizado para alterar os perfis por duas vezes, nos dias 10 e 13 de maio de 2013. A primeira alteração acusava Míriam Leitão de proferir “análises desastrosas” sobre a economia brasileira. Da segunda vez, houve a tentativa de associar a imagem da jornalista à do ex-banqueiro Daniel Dantas, condenado por corrupção.

Sobre Carlos Alberto Sardenberg, foi feito o seguinte comentário: “É irmão de Rubens Sardenberg, economista-chefe da Febraban, instituição que tem grande interesse na manutenção de juros altos no Brasil, uma medida geralmente defendida também por Carlos Alberto Sardenberg em suas colunas. Já cometeu erros notáveis em suas previsões, como afirmar que ‘(…)a economia mundial segue em marcha de sólido crescimento. Sólido porque não é nenhuma bolha financeira (…)’ um ano antes de estourar a crise mundial de 2008”.

A Secretaria de Administração da Presidência da República, em nota, informou que irá apurar o uso da rede de internet do Palácio do Planalto para alteração de perfis de jornalistas, com prazo de 60 dias para sua conclusão.








Comentários do público:

Publicidade
0