home > noticias >

VETOS REJEITADOS

ITABELA - Câmara rejeita por unanimidade quatro vetos do prefeito municipal à projetos de leis do Poder Legislativo


Por: CliC101 | Ascom Câmara Itabela
Publicado em 27/08/2021 01:10

Publicidade

A Câmara Municipal de Itabela votou e rejeitou por unanimidade entre os 12 vereadores presentes, com uma ausência, os vetos do Poder Executivo aos projetos de leis de números 005/2021 a 008/2021, que tratam de denominações de ruas, espaços e prédios públicos. A votação foi nominal, e os vereadores disseram “sim” ao parecer da Comissão de Justiça e Redação, que opinou pela rejeição dos vetos, que estiveram em pauta na Sessão Ordinária desta quinta-feira (26/08).

Um argumento em comum nos vetos do Poder Executivo aos projetos, foi de que “Em consonância com a Lei Orgânica Municipal, a alteração e nominação de ruas e logradouros públicos compete ao gestor Municipal [...]”.

Mas o parecer da Comissão de Justiça e Redação aponta no relatório que houve "equívoco ou interpretação fracionada, direcionada quanto ao inciso XXIII, do art. 65, da Lei Orgânica Municipal [LOM]”.

Fundamentada na Lei Orgânica Municipal, art. 46, inciso XXIV, que diz que cabe à Câmara Municipal "denominação e alteração de vias e logradouros públicos;” a Comissão entende que é concorrente do Executivo e Legislativo para atuar em denominação de logradouros, prédios e vias públicas.

O Relatório traz ainda o acórdão de julgamento do Recurso Especial n.º 1.151.237, da Suprema Corte, onde foi reconhecida a constitucionalidade e competência de ambos os poderes no exercício de denominação de prédios, vias e logradouros públicos, sendo o Executivo através de decreto e o Legislativo através de lei formal.


Próximos passos


Uma vez que os vetos foram rejeitados pela Câmara, o Prefeito Municipal tem até 48 horas para sancionar, e caso não o faça, a prerrogativa volta a ser do presidente da Câmara, Pedro Antônio Ribeiro da Silva, que terá também 48 horas para fazer a promulgação.

Participaram da sessão, por tanto, sendo favoráveis ao parecer da Comissão, os vereadores Ademilson Eugênio (Lukinho), Ademir Ribeiro (Dida), Alex Vieira (Alex da Pax), Felipe Maciel, Gincarlos Santos Malacarne (Professor Gian), Ismael Teixeira (Ismael do Tempero), Maria Vania Costa Santana (Professora Vania), Pedro Antônio Ribeiro da Silva (Tio Pedro Dapé), Pedro Henrique Bomfim Martins (Pedro Fisioterapeuta), Renaldo Porto, Simone Sossai e Vagner Martins dos Santos (Vaguinho do Esporte).

 

Projetos

 

Projeto de Lei N.º 005/2021 -, de autoria do vereador Felipe Maciel. Assunto: dá nome próprio a praça do antigo cemitério, conhecida como Praça do Barãozinho, passando a ser chamada Praça Moacir Francisqueto.

 

Projeto de Lei N.º 006/2021 - de autoria do vereador Felipe Maciel. Assunto: dá nome próprio à praça que será construída nas imediações da Avenida Guaratinga, passando a se chamar Praça José Moura de Vasconcelos.

 

Projeto de Lei N.º 007/2021 - de autoria dos vereadores Ismael Teixeira dos Santos e Pedro Antônio Ribeiro da Silva. Assunto: denomina a Unidade de Saúde da Família a ser construída no Bairro Jaqueira, com o nome de Lucindo Gonçalves de Oliveira. E da Praça a ser construída no bairro Jaqueira, denominando de Praça Ramiro Mendes Pereira.

 

Projeto de Lei N.º 008/2021 -  de autoria do vereador Pedro Antonio Ribeiro da Silva. Assunto: altera o nome da Rua Sicon, passando a ser denominada com o nome próprio de Rua Jovino Ferreira da Silva, no bairro Ouro Verde e dá outras providências.

 








Comentários do público:

Publicidade
0