home > noticias >

AÇÃO DO LEGISLATIVO

Câmara de Eunápolis revoga decreto que atinge professores durante a pandemia do coronavírus


Por: CliC101 | Ascom CME / Foto: Milton Guerreiro
Publicado em 10/06/2020 08:11

Publicidade

 

Por 14 votos, a Câmara de Vereador de Eunápolis derrubou, em sessão extraordinária, nesta quarta-feira (10/06), o decreto do poder Executivo que retirou benefícios de professores e suspendeu os contratos temporários de mais de 350 trabalhadores da Educação “para reduzir as despesas com a folha de pagamento, devido aos prejuízos na arrecadação, provocados pela pandemia do coronavírus”.


O decreto atingiu quase 3 mil pessoas, todas lotadas na Secretaria de Educação, com a suspensão dos contratos, sem comunicado anterior e com efeito retroativo a 4 de abril, o que gerou, segundo o vereador Jurandi Leite (Cidadania) um impacto imensurável a trabalhadores que dependem exclusivamente desse salário para manter suas famílias.


Os vereadores consideram inconstitucional o corte dos vencimentos de qualquer funcionário público, mesmo que de temporários e não concursados.


De acordo com o presidente Jorge Maécio (PP), “a obrigação do poder público é garantir meios de diminuir o impacto financeiro, sem que isso custe a sobrevivência de seus cidadãos.


“Considerando a pandemia do coronavírus e a forma como ela atingiu economicamente diversos países, sabemos que medidas extremas são inevitáveis, mas elas devem ser estudadas e estruturadas em caráter emergencial, sem se esquecer da garantia dos direitos humanos”, destaca o presidente que alegou o distanciamento do Poder Executivo, que prefere adotar medidas de cima pra baixo, sem consultar nenhum outro poder e muito menos a sociedade.








Comentários do público:

Publicidade
0