home > noticias >

MEIO AMBIENTE

Plano de resgate elimina risco de derramamento de óleo no mar

A operação de resgate prossegue até a destinação final da embarcação, mas agora sem risco de contaminação ambiental

Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 04/01/2016 05:05

Publicidade

Sem ocorrência de dano ambiental, foi finalizada semana passada a etapa de remoção de 100% do óleo combustível presente nos tanques da draga Primavera II, de propriedade da empresa B&G Engenharia. A coleta do combustível faz parte do plano de resgate da embarcação naufragada nas proximidades do Terminal Marítimo de Belmonte (TMB), durante atividade de dragagem para a Veracel Celulose. O Plano foi aprovado pela Capitania dos Portos e as atividades foram acompanhadas e notificadas aos órgãos ambientais afins.

Durante todo o período entre o naufrágio e a coleta do óleo da draga, foram mantidas duas embarcações para monitorar a eficácia das barreiras de contenção de óleo armadas em torno da draga, também barreiras e mantas de absorção, para prevenir possíveis vazamentos de óleo para o meio ambiente. Para assegurar esta condição, foram coletadas amostras da água do mar das imediações da embarcação e enviadas para laboratório externo com a finalidade de verificar a presença de óleo no mar durante os procedimentos de desemborcamento da draga e na operação de coleta do combustível, atividades com maior risco de vazamento de óleo.

Em função de condições de clima e cumprimento do rito de aprovações do plano de resgate, o desemborcamento foi feito no dia 20/12.

A operação de resgate prossegue até a destinação final da embarcação, mas agora sem risco de contaminação ambiental. As investigações de causas do acidente continuam em curso sob a responsabilidade da Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Seguro.



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0