home > noticias >

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Veracel e parceiros promovem Dia de Campo em reforço de campanha de conscientização ambiental


Por: Clic101 | Veracel
Publicado em 06/06/2022 10:08

Publicidade

 

Em 07 de junho, a partir das 8h, acontece o Dia de Campo na Fazenda Bom Sossego, localizada em Porto Seguro (BA). O evento é voltado para produtores rurais, técnicos e representantes de órgãos ambientais da região. A iniciativa faz parte da campanha de conscientização ambiental que a Veracel Celulose lançou em abril e acontece até o final do ano em 11 municípios localizados na região de atuação da empresa, na Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia.

 

O objetivo do Dia de Campo é conscientizar para o cuidado e conservação de áreas de proteção ambiental e preservação da biodiversidade local. A Veracel tem um total de 108 mil hectares de áreas de preservação, incluindo a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel – a maior RPPN do Nordeste, com mais de 6 mil hectares de Mata Atlântica conservados –, além de 84 mil hectares de áreas de plantio.

 

O projeto vai incluir visitas a proprietários rurais vizinhos da empresa e tem o apoio da Agência Estadual de

Defesa Agropecuária (ADAB) e da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), dentro do Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS), da Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Seguro, do Ministério Público, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA), do movimento plogging de Porto Seguro, e da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (CIPPA).

 

Além disso, a ação aborda o combate à caça de animais silvestres que é uma prática ainda existente na região,

afetando a fauna local. Mostra também a necessidade de prevenção dos incêndios florestais, outro problema

no território; e apresenta os impactos ao meio ambiente que são provocados pela criação clandestina de gado.

 

A presença tanto do gado quanto de outros animais em áreas de preservação ambiental prejudica nascentes e cursos de rios, além de provocar a destruição de áreas de vegetação natural, principalmente porque o gado

pisoteia o solo.

 

“Queremos reforçar a nossa relação de confiança e fortalecer a aproximação com vizinhos, que são estratégicos para os cuidados com o meio ambiente”, afirma Flávio Luiz de Souza, coordenador de Inteligência Patrimonial da Veracel.

 

“Esperamos que essa campanha alcance o maior número possível de pessoas e proprietários rurais”, informa

Epaminondas Peixoto Júnior, da ADAB.

 

“Nem sempre conseguimos estar em todos os lugares, conscientizando e fiscalizando. Então, é importante

contar com a participação e engajamento de todos. A conscientização é a saída. Com essa iniciativa, o produtor rural vai ser mais um agente multiplicador do conceito de proteção ambiental”, destaca Ernandes Ferreira da Silva, do PAFS.

 

Temas - A programação do Dia de Campo de 07/06 inclui a apresentação “Fazenda Bom Sossego e os cuidados com o meio ambiente”, por Juliana Doria. Na sequência, a palestra “Ações do plogging no descarte correto dos resíduos”, por Lisianne Meira Maia Gama e Sebastião Gama (coordenadores do plogging de Porto Seguro) que vão falar sobre a uma iniciativa sustentável que surgiu na Suécia e que combina esportes como a corrida com o cuidado do meio ambiente. A palavra plogging vem do sueco plocka upp (recolher) e do inglês jogging (correr). As mais de 20.000 pessoas que o praticam diariamente (em mais de 100 países diferentes) recolhem o lixo que vão encontrando no chão quando saem para correr.

 

“Benefícios ambientais com o sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)” será a apresentação da

ABAF. A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de

gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, além de uma série de outros benefícios

socioambientais e econômicos.

 

As demais apresentações são: “Ações da Promotoria na proteção ambiental”, por Maurício Magnavita

(promotor de justiça do MP); “Ações da ADAB na fiscalização do comercio e uso dos agrotóxicos”, por Flávia

Fernandes (gerente administrativa da ADAB no Território Costa do Descobrimento); “Ações da CIPPA no

combate a caça predatória de animais silvestres”; “Ações do INEMA na preservação das aguadas”, por Patrícia Neves (coordenadora do INEMA); e “Ações da brigada na prevenção e combate a incêndios florestais” (Brigada de Incêndios Veracel). Plantio de mudas nativas e visita ao plantio de açaí e a indústria de polpas (degustação) fecham a programação.

 

“Nos interessa eventos como este que contribuem para que o setor florestal se expanda e se desenvolva sobre bases sustentáveis. Trabalhamos por mais florestas, mais empresas, mais fornecedores, mais serviços e produtos florestais. O tema do evento também é interessante porque está em sintonia com os conteúdos

trabalhados por nós. A ABAF, em nome das associadas, desenvolve ações de impacto econômico, social e

ambiental, a exemplo dos Dias de Campo do Programa Mais Árvores Bahia realizados em parceria com a CNA e do Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS). Também por meio do PAFS, buscamos promover a

diversificação e sustentabilidade das atividades rurais. O trabalho ainda se dá para a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira no setor – e seu uso múltiplo – para melhor atender a

população, além de gerar emprego e renda”, completa Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.

 


Programação do Dia de Campo:

8h00 – Café

8h55 – Boas-Vindas – Epaminondas Peixoto (ADAB)

9h00 – Fazenda Bom Sossego e os cuidados com o meio ambiente - Juliana Doria

9h20 – Ações do plogging no descarte correto dos resíduos - Lisianne Meira Maia Gama e Sebastião Gama

(coordenadores do plogging em Porto Seguro)

9h40 – Ações da Promotoria na proteção ambiental - Maurício Magnavita (MP)

10h00 - Ações da ADAB na fiscalização do comércio e uso dos agrotóxicos - Flávia Fernandes (ADAB)

10h20 – Benefícios ambientais com o sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) - ABAF

10h40 - Ações da CIPPA no combate a caça predatória de animais silvestres – CIPPA

11h00 - Ações do INEMA na preservação das aguadas - Patrícia Neves (INEMA)

11h20 - Ações da brigada na prevenção e combate a incêndios florestais - Brigada de Incêndios (Veracel)

11h40 – Plantio de mudas nativas

12h00 - Intervalo

14h30 – Visita ao plantio de açaí e à indústria de polpas (degustação)

 

Informações: site da ABAF e nos canais ABAF no Facebook, Instagram, YouTube, Issuu e SoundCloud

 

Wilson Andrade – Diretor Executivo ABAF - (71) 3342-6102/ 98801-3000 

Yara Vasku – Comunicação ABAF - (71) 3342-6102/ 99119-7746

 

 

Sobre a Veracel Celulose       

A Veracel Celulose celebrou 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

 

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.
 

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.
 

Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!








Comentários do público:

Publicidade
0