home > noticias >

MEIO AMBIENTE

Veracel inicia construção do primeiro Centro de Reabilitação de Quelônios da região Sul da Bahia

O Centro complementará o trabalho do Programa de Monitoramento de Quelônios do Terminal Marítimo de Belmonte e terá como objetivo principal reabilitar tartarugas marinhas que necessitem de atendimento veterinário na região.

Por: Clic101 | Veracel
Publicado em 13/05/2022 10:20

Publicidade

 

 A próxima temporada reprodutiva das tartarugas marinhas no Sul da Bahia, que ocorre anualmente entre setembro e abril, já contará com o novo Centro de Reabilitação de Quelônios em plena operação no Terminal Marítimo de Belmonte. O Centro será o único na região autorizado a reabilitar esses animais para que possam ser reinseridos no meio ambiente. 

A instalação está sendo construída pela Veracel Celulose, que também fará a gestão do Centro juntamente com um veterinário e equipe especializada. Ele também será habilitado para diagnosticar as causas de mortes das tartarugas e gerar indicadores que contribuirão com novas ações de educação ambiental e de proteção das espécies no Sul da Bahia. Por temporada, são registradas uma média de 50 a 70 mortes de tartarugas que passarão a ser necropsiadas e investigadas, a depender do estado de decomposição.

“O Centro terá capacidade para reabilitar quatro animais ao mesmo tempo, muitos inclusive de espécies ameaçadas de extinção, e será a peça que faltava em nosso trabalho do Programa de Monitoramento de Quelônios já realizado desde 2005 pela Veracel em 35 km de praias do Sul da Bahia” destaca Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel. “Além disso, entender a causa da morte das espécies na nossa região nos permitirá realizar análises mais profundas sobre o que vem acontecendo com as tartarugas e nos possibilitará contribuir efetivamente com a ciência nos estudos sobre preservação das espécies”, acrescenta Tarciso. 

Com previsão de iniciar sua operação em setembro deste ano, a construção do espaço foi iniciada em abril e deverá entregar uma área total de cerca de 600 m2, contendo 4 tanques para reabilitação. A obra está sendo feita nas adjacências do Terminal Marítimo de Belmonte, local onde a Veracel opera o transporte marítimo de suas cargas de celulose, e atende às condicionantes de operação da companhia nessa área.

O atendimento será feito aos animais identificados pelo time de monitoramento do Programa da companhia dentro da faixa da foz do rio Jequitinhonha e da foz do rio Guaiú-Mirim. Contudo, no futuro, o Centro poderá receber quelônios marinhos de outras áreas do Sul da Bahia em parceria com os órgãos ambientais competentes.

 

Mais informações sobre o Programa de Monitoramento de Quelônios Marinhos 

O Programa é realizado por todo o ano e é intensificado durante a temporada de desova das espécies, de setembro a abril. A iniciativa conta com uma consultoria especializada e um time de biólogos para acompanhar as espécies e contempla a execução de cerca de 200 horas de monitoramento mensal, diurno e noturno. 

Durante o período reprodutivo de tartarugas marinhas na costa brasileira, as equipes realizam ações para proteção de ninhos e preservação dos ovos, seja com marcação, colocação de telas de proteção ou com a transferência dos ovos, caso estejam em uma área de risco para os filhotes. Somente nas últimas cinco temporadas de desova, foram registrados mais de 87.000 nascimentos de tartarugas na região de monitoramento.


Todas as atividades a serem executadas pelo Programa contam com metodologia e periodicidade definidas e respaldadas por Autorização para Manejo de Fauna, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). Além do acompanhamento da reprodução dos animais, o Programa também realiza o registro da presença de quelônios encalhados nos trechos monitorados.

 

Sobre a Veracel Celulose      

A Veracel Celulose celebrou 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos. 

Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!

 








Comentários do público:

Publicidade
0