home > noticias >

MEIO AMBIENTE

Dia Mundial da Limpeza traz conscientização em campanha de incentivo à realização de boas práticas ambientais dentro de casa

A data, 19 de setembro, é marcada por iniciativas ao redor do mundo. Pela primeira vez, o evento será realizado de maneira individual e online por conta da Covid-19. A iniciativa #eucuidodomeuquadrado leva à conscienticação para cuidados com o nosso planeta e com a vida humana

Por: CliC101 | Vilaça / Veracel
Publicado em 18/09/2020 02:15

Publicidade

 

A Veracel Celulose, indústria localizada na região da Costa do Descobrimento, na Bahia, apoia as ações no Dia Mundial da Limpeza. A empresa está incentivando seus colaboradores a atuar como voluntários e tirarem fotos ou vídeos da ação que realizarem, marcando  as seguintes hashtags  no  Instagram: #eucuidodomeuquadrado #diamundialdalimpeza #worldcleanupday #worldcleanupday2020 #ploportoseguroba.

 

Em decorrência da pandemia da Covid-19, neste ano, no Brasil, não haverá limpezas em áreas externas – pelo risco que isso representa à saúde das pessoas – evitando aglomerações. Por isso, a campanha online #eucuidodomeuquadrado  visa mobilizar toda sociedade brasileira a praticar ações de cuidados com os seus quadrados, iniciando em suas casas, A campanha propõe um movimento nas redes sociais, chamando a atenção para a necessidadeemergencial de cada pessoa se conscientizar para uma vida mais sustentável.

 

“A proposta é fazer de cada pessoa um propagador de bons exemplos e começar uma divulgação de boas práticas”, afirma Lisianne Meira Maia Gama, advogada e presidente do Instituto Sócioambiental Plogging Porto Seguro (BA), coordenadora do projeto Plogging, líder de Time do Dia Mundial da Limpeza em Porto Seguro e voluntária do projeto no Brasil.

 

Para auxiliar o trabalho, o Dia foi dividido em quatro principais temas: limpeza ambiental, solidária, mental e digital. Equipes de voluntários e organizadores do evento explicarão o que é cada item, além de trazer informações para conscientizar e fazer com que a rotina seja mais responsável, em termos de conservação do planeta.

 

“Nós da Veracel acreditamos nas pessoas e sabemos que cada um faz uma grande diferença. Por isso, apoiamos o movimento presencialmente no ano passado e de maneira indivual neste ano. Queremos chamar a atenção para que nossos colaboradores, mais de 3 mil pessoas, possam conhecer a iniciativa, aprender, conscientizar-se, fazer a diferença dentro de suas casas e ser propagadores de bons exemplos para seus familiares, vizinhos e amigos”, afirma Virginia Londe, coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da empresa. “O bom exemplo de hoje auxilia na mitigação dos impactos ambientais, além de ajudar a todos a ser melhores em casa, no trabalho e com todos os cidadãos”, complementa Virginia.

 

A Limpeza Ambiental trará informações sobre separação de resíduos em três partes: recicláveis, orgânicos e rejeitos. “Vamos mostrar para o Brasil inteiro que você faz correto na sua casa e que pode incentivar e influenciar outras pessoas também. Essa será uma ótima oportunidade”, conta Lisianne.

 

Já a Limpeza Solidária é de cunho social. "Vamos nos conectar com pessoas e instituições que estejam precisando e incentivar que as pessoas façam uma faxina em seus guarda-roupas, retirem e doem aquela peça ou cobertor que já não usam mais. Muitas pessoas estão precisando desse apoio, importante também para os que perderam suas rendas por causa da pandemia do novo coronavírus", afirma Lisianne.

 

Na limpeza digital, a proposta é limpar arquivos, aplicativos e e-mails sem utilidade dos computadores e celulares. E, por fim, a limpeza mental reforça o apoio humanitário para esse momento de pandemia global e faz o convite para todos conhecerem a prática de mediatação. “Estamos divulgando em nossos canais uma seleção de cursos gratuitos para você aprender a fazer meditação. Estamos também divulgando e motivando diversas manifestações, como dança e música, por exemplo, que auxiliem as pessoas mentalmente a passarem por situações difíceis de uma maneira mais leve e equilibrada”, conta Lisianne.

 

Para que a interação aumente, o Dia Mundial da Limpeza traz também dois desafios aos brasileiros. O primeiro é: cuidar do seu quadrado. A chamada propõe que o público poste em suas redes sociais mensagens como “o que você faz na sua casa que ajuda o meio ambiente?". Depois, a orientação é para marcar os amigos e a desafiá-los para que postem ações e bons exemplos de cuidados com o nosso planeta.

 

O desafio nº 2 é dançar a música "Cada um no seu quadrado", hit de verão dos anos 2000, postar em suas redes sociais e chamar a atenção para o Dia Mundial da Limpeza de forma divertida, convidando e chamando também os amigos.

 

Para participar, faça postes e vídeos nas suas redes sociais com as hashtags: #eucuidodomeuquadrado #diamundialdalimpeza #worldcleanupday #worldcleanupday2020 #ploportoseguroba. Curta, comentee compartilhe!

 

Para mais informações, acesse o site www.diamundialdalimpeza.com.br e faça a inscrição  como voluntário ou como líder, se desejar mobilizar grupos maiores para o evento. Siga também o perfil do Instagram @ploggingportoseguroba e conheça um pouco mais da ação.

 

Sobre a Veracel Celulose     

Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas empresas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros. 

A Veracel Celulose tem compromisso com as pessoas – colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais econômicas que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia.



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0