home > noticias >

STUDY TOUR

Fórum Florestal da Bahia inicia reunião virtual para construção conjunta de projetos de uso do solo


Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 29/06/2020 06:13

Publicidade

Iniciada nesta segunda-feira (29) a reunião virtual do Fórum Florestal da Bahia, com Study Tour sobre histórico do Fórum na região sul da Bahia, desafios restantes a serem enfrentados, e as oportunidades de investimento existentes.


O mediador Luis Neves Silva ressaltou de início a importância dos trabalhos em construção conjunta, tendo também na abertura o senhor Renato Carneiro - Gerente de Sustentabilidade da Veracel Celulose e a Diretora de Sustentabilidade da Suzano - Maria Luiza Paiva, pontuando em sua fala a responsabilidade de cada um, a construção conjunta, aproveitamento de toda a riqueza do evento, ressaltando que nenhuma organização vai resolver sozinha as questões do Sul da Bahia, e que o Fórum Florestal é um modelo de solução para o mundo.


Para o Secretário Executivo do Fórum Florestal da Bahia, Márcio Braga, “na pandemia todos se encontram na Bahia”, destacou a importância das parcerias com as empresas de celulose Veracel e Suzano, e que a região deve se estruturar, ser referência.


No primeiro turno das atividades, foram levantadas questões levantadas pelos participantes, como as mudanças para privilegiar bioprodutos e manejo múltiplo, afastamento das vilas, comunidades, povoados e comunidades rurais, sendo informado por Márcio Braga como ação já implementada, com afastamento já existente e com terras produtivas, sendo ainda levantada pela senhora Miriam - secretária executiva do do Diálogo Florestal Nacional, questão das empresas aplicarem parte do seu lucro na sustentabilidade ambiental.

Foram também citadas perspectivas de integrar outros produtos e serviços da sociobiodiversidade junto ao setor florestal. 


No segundo turno foram relatadas boas práticas, desafios e oportunidades de melhorias, com a participação de comunidades tradicionais indígenas, pesqueiras, agricultura familiar e agroecologia.


Representantes da Veracel e Suzano, senhor Douglas e senhora Michelle, fizeram apresentação voltada para as melhores práticas, qualidade, responsabilidade ambiental e escoamento e venda dos produtos das diversas comunidades.


Encerrando o primeiro dia do Study Tour, o secretário executivo Márcio Braga lembrou que dada a importância dos temas tratados no evento, o Fórum Florestal poderia ser transformado em Fórum de Ação Coletiva, ressaltando a importância da caminhada socioambiental.


O Fórum continua nesta terça-feira às 10 da manhã com apresentações de produtores rurais que fazem parte da cadeia produtiva da região, Promotoria Pública, e à tarde segue com a formação de grupos para elaboração conjunta de projetos. 









Comentários do público:

Publicidade
0