home > noticias >

RESULTADO DAS ENCHENTES

Chuvas danificam sistema de abastecimento de água em São João do Sul e Buranhém; Defesa Civil conclui avaliação dos danos


Por: CliC101 | Informações e imagens: Ascom Prefeitura Guaratinga
Publicado em 14/12/2021 10:54

Publicidade

Chuvas danificam sistema de abastecimento de água nos povoados de São João do Sul e Buranhém

Área de captação de água de São João do Sul, povoado de Guaratinga / Carro pipa distribuindo água potável aos moradores do povoado

 

As enchentes causadas pelas fortes chuvas que atingiram Guaratinga nos últimos dias causaram problemas no sistema de abastecimento de água nos povoados de São João do Sul e Buranhém. Os serviços nas duas localidades são de responsabilidade da prefeitura, que está aguardando o nível dos rios baixarem para verificar os danos causados e fazer os reparos necessários.


Em São João do Sul, a prefeitura está enviando um caminhão pipa distribuindo 20 mil litros de água por dia aos moradores desde a tarde de sábado (11). A ação é uma parceria com a EMBASA, onde o veículo abastece na estação de tratamento na sede do município e percorre 24 km até o povoado levando água tratada.

 

Os cerca de 2.500 habitantes de São João do Sul estão sem água nas torneiras desde quinta-feira (09) porque os equipamentos de captação ficaram submersos com a cheia do rio Buranhém (Rio do Peixe).

 

O distrito de Buranhém também enfrenta problemas de abastecimento de água. Dos dois sistemas que operam na localidade apenas um está funcionando. A rede de abastecimento que não está funcionando teve as tubulações danificadas com a força das chuvas intensas da última semana.
A comunidade é uma das mais atingidas pelas cheias dos rios, onde ficou ilhada e sem energia.

 

Nos povoados de Monte Alegre, Barra Nova e Cajuíta o fornecimento de água continua acontecendo, mesmo a chuva provocando pequenos danos que foram sanados rapidamente. Até que a situação esteja normalizada, a prefeitura orienta os moradores a economizar a água armazenada nas caixas d’água domiciliares.



Defesa Civil Nacional conclui avaliação dos danos causados pelas chuvas intensas do últimos dias

 

Devido às fortes chuvas que ocorreram em Guaratinga nos últimos dias destruindo pontes, casas, isolando comunidades, danificando os sistemas de fornecimento de água e energia elétrica, onde esses eventos adversos superam a capacidade de resposta do município que declarou situação de emergência, reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil que enviou uma equipe técnica para avaliação dos danos.

 

No último domingo (12), os engenheiros concluíram os levantamentos necessários para liberação dos recursos necessários para ações de socorro e assistência. O município já concluiu as solicitações necessárias com planos de trabalho.

 

A prefeita Marlene Dantas destacou que todos os secretários estão mobilizados desde o início do temporal. “O município enfrenta essa situação com o apoio de todos, onde população e os governos se uniram em prol do bem estar social e segurança da comunidade”, disse Marlene.

 

Nesta segunda-feira (13), a gestora viajou para Brasília para oficializar a ajuda federal para prestar socorro às famílias atingidas.

 








Comentários do público:

Publicidade
0