home > noticias >

CONECTIVIDADE

Veracel amplia o uso de tecnologias de gestão em seu viveiro de mudas

Após a ampliação da conectividade em toda área do viveiro de mudas, a companhia passa a realizar o controle de todo seu processo de produção de forma completamente digital

Por: CliC101 | Veracel
Publicado em 10/08/2021 12:12

Publicidade

A Veracel Celulose, acaba de implantar o sistema de gestão florestal INFLOR FOREST 8, que chega para contribuir ainda mais com a transformação digital no Viveiro de Mudas da Veracel. A ferramenta, desenhada de forma customizada, será utilizada para o controle de todos os dados na produção de mudas, o que proporcionará ainda mais agilidade na análise de informações, maior confiabilidade no processo e maior sinergia entre as áreas envolvidas no processo florestal.
 
O sistema foi idealizado pela equipe de Tecnologia da Informação da Veracel em parceria com a INFLOR, fornecedora de sistemas para gestão florestal. "Quando contratamos o pacote de serviços junto ao parceiro identificamos que a ferramenta teria bastante potencial para ser desenvolvida conforme as necessidades da área de viveiro de mudas da Veracel e trabalhamos neste desenvolvimento juntamente com o fornecedor. Como resultado, agora temos uma ferramenta que gerencia as informações do viveiro de modo a facilitar o acompanhamento de cada etapa da produção de mudas com o envio de informações em tempo real para análise na base de dados da empresa", explica Romulo Roberto Andronhuc, coordenador de Tecnologia Informação da Veracel.

"Essa ferramenta nos trouxe mais eficiência no lançamento e análise dos dados", diz Ihanny Lima, coordenadora de Produção de Mudas da Veracel. "Estamos reduzindo o uso de formulários impressos pela equipe de campo, o que reduz possíveis erros de digitação e dá mais agilidade para a avaliação das informações", complementa. "Isso nos permite ter uma visão mais estratégica de como está a performance do viveiro e produtividade das equipes, além de gerar dados muito mais confiáveis e poder controlar o processo de produção das mudas de ponta a ponta", finaliza Ihanny.

Para a utilização dessa ferramenta, a Veracel também ampliou a conectividade das áreas do Viveiro, que agora são cobertas com Wi-Fi, assim as informações são lançadas através de tablets diretamente da frente de trabalho.

Funcionário da Veracel utiliza a nova ferramenta digital na área de viveiro de mudas da companhia
 
A novidade é mais uma inovação realizada pela área de viveiro de mudas da companhia em parceria com as equipes de Tecnologia da Informação. Recentemente, a companhia também lançou uma tecnologia de monitoramento para gerir as informações de controle e aplicação de defensivos de todo viveiro. A empresa é pioneira no uso da tecnologia para essa finalidade e mantém todas as informações de forma completamente online, aumentando a agilidade de monitoramento e reduzindo ainda mais a perda de mudas.
 
Sobre a Veracel Celulose
Veracel Celulose celebra 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia. Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior reserva particular de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro e recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

São 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda todos últimos anos. Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito.

Sobre a INFLOR
Com sede no Espírito Santo e atuação nos quatro continentes, a INFLOR vem mudando a maneira de gerenciar ativos biológicos ao redor do mundo. Os sistemas de gestão desenvolvidos pela empresa estão presentes em mais de 12 milhões de hectares de cultivos diversos. Com um histórico de mais de 20 anos de experiência, suas soluções auxiliam as empresas a maximizarem a performance na administração de ativos florestais e agrícolas, permitindo alavancar ganhos por meio do uso consciente dos recursos naturais e respeito socioambiental. A empresa se prepara para ingressar em uma nova fase, explorando o mercado B2C e ampliando sua escala de atuação.
 







Comentários do público:

Publicidade
0