TECNOLOGIA

Consumidor deve tomar cuidado com pontos públicos para carregadores de equipamentos eletrônicos


Postada em 09/02/2020 16:27:45 | Atualizada em 09/02/2020 16:30:25

Você tem o costume de usar carregadores USB oferecidos por estabelecimentos comerciais ou mesmo aqueles totens públicos para carregar aparelho celular ou outro gadget que são dispositivos eletrônicos portáteis?

 

Então é melhor repensar esse hábito.

 

Isso porque criminosos podem se aproveitar das falhas de segurança que existem nesses terminais para instalar programas maliciosos no dispositivo que está sendo recarregado. É o que explica o professor do Ibmec Brasília, Alex Rabelo.

 

"Por conta das tecnologias a gente consegue criar um mini computador de tal forma que essas pessoas - crakers - conseguem criar um software e camuflar nestes locais para roubar os dados dos usuários."

 

No Distrito Federal, uma lei regulamentou a instalação desses pontos de recarga em shopping centers. Entre as regras, é preciso que adote tomadas universais e sejam adaptados com informações em braile. Lembrando que o serviço deve ser gratuito.

 

Alex explica que os estabelecimentos comerciais podem tentar proteger os consumidores desses criminosos tecnológicos. Uma das medidas é colocar um segurança nesses locais para evitar que os infratores possam instalar o dispositivo que vai puxar as informações do cliente. Mas ele garante que é preciso se proteger.

 

Quem usa os carregadores públicos fica vulnerável. Pode perder os dados pessoais e sofrer extorsão por causa das informações obtidas no aparelho. Além disso, pode ter as contas de instituições financeiras cadastradas invadidas.

 

Por: CliC101 | EBC

 

contato@clic101.com.br
73 98108.5898 | 73 8112.0914

© 2013 - 2020 todos os direitos reservados www.clic101.com.br
CliC101 Mais Conteúdo. Desenvolvido por: Welisvelton Cabral  

 

 

 

 

 

 

X