home > noticias >

COMBATA O ESTRESSE E A ANSIEDADE

Academia Dojo Tigrões Karatê-Do retorna aos treinos nesta segunda-feira

“Nós não temos como foco formar atletas para competição, e sim utilizar a disciplina da arte marcial para transformar pessoas em campeões para a vida”, diz o Sensei Ademar Santana

Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 03/01/2020 03:05

Publicidade

Para quem tem de 8 a 80 anos, a Academia Dojo Tigrões Karatê-Do em Itabela estará recomeçando suas atividades  de 2020 na próxima segunda-feira (6), com um trabalho focado para diminuir o estresse e a ansiedade de crianças, jovens e adultos, direcionado para uma condição de vida melhor.


A academia tem também como objetivo atender gratuitamente pessoas de todas as idades, e o que se pede, em contrapartida, é muita dedicação e incentivo dos pais e alunos, e o compromisso da responsabilidade com a atividade escolar.


“Nós não temos como foco formar atletas para competição, e sim utilizar a disciplina da arte marcial para transformar pessoas em campeões para a vida”, diz o Sensei Ademar Santana


Informações e inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (73) 98124 0240.


“Tem comprovação científica que o esporte ainda é o melhor remédio de prevenção. Venha ser um tigre na saúde física e mental. Venha se juntar a quem está no caminho para uma vida melhor”, diz Ademar.


Arte marcial contra a depressão e ansiedade

 

Depressão, ansiedade, falta de confiança e por aí vai. Hoje, no Brasil, são diagnosticados mais de 2 milhões de casos por ano. Há um tempo atrás, víamos isso ocorrer mais com os adultos, hoje, não tem mais idade. Crianças, jovens e adultos, estes males são mais comuns do que imaginamos e algumas vezes, não percebemos os sintomas, não acreditamos que isso pode ocorrer com nós mesmo ou até com alguém da nossa família e, quando percebemos, a situação já está mais complicada do que parece. Como artista marcial me deparei com essa situação em todos os lugares que eu passei, como professor escolar, vejo isso acontecer com as crianças e os adolescentes e claro, vi isso acontecer com a minha própria família.


Não vamos aqui tentar falar sobre as causas e os sintomas que são inúmeros, mas quero falar sobre algumas coisas que podemos fazer para prevenir e até mesmo, tentar combater e tratar desse mal.


Como Educador Físico e artista marcial, vou tentar falar sobre como podemos ajudar. O nosso cérebro é uma arma muito poderosa e ele pode tanto jogar ao seu favor ou contra, isso vai depender de você. Ele não sabe diferenciar certo do errado, o que te ajuda e o que te atrapalha, se seu soco está certo ou errado, se sua base está correta, enfim, tudo isso é você quem vai mostrar para ele o caminho certo, o bom movimento do ruim, a melhor escolha. Como?


Com a sua experiência, com treinamento e repetição em busca do melhor movimento, é assim que você vai treina-lo para saber diferenciar o certo do errado, fazer seu cérebro jogar ao seu favor.


E o que isso tem a ver com depressão, ansiedade…???


Na minha opinião, muita coisa.


Vejo alguns alunos, hoje em dia, antes de ao menos tentar fazer um movimento novo já dizer que não consegue, que é muito difícil (já praticamente desistiu, né). Sempre tento explicar que o movimento não é difícil, É UM MOVIMENTO NOVO, diferente de todos os movimentos que seu corpo sabe fazer, que seu cérebro tem guardado dentro dele em forma de engrama motor e para isso, vamos treinar, sem pressa, mas com qualidade, para esse movimento novo chegar até seu cérebro e formar um novo engrama para ele, sabendo que agora ele domina esse movimento e poderá realiza-lo sempre que quiser.


Porque digo que isso tem a ver?


Em minhas leituras, tanto na área profissional de Neurociência onde venho me especializando e tanto das biografias dos meus ídolos atletas esportivos que já li, todos falam da maneira de pensar, de trabalhar seu cérebro, de como focam nas pequenas vitórias, nos pequenos degraus que subiram até chegar ao ápice de suas carreiras.


Agora trazendo tudo isso para as artes marciais, como podemos ajudar com isso?


Na arte marcial, primeiro, você terá que descobrir seu outro “eu”. Descobrir uma nova postura, novos movimentos, maneiras de se locomover, se pensarmos no jiu jitsu então, milhares de maneiras de se movimentar com qualidade no chão. Um lutador de jiu jitsu pode se locomover deitado, sem dar um passo se quiser. Isso já nos leva a descobrir um outro “eu.” Novas possibilidades e capacidades que eu não sabia que conseguia fazer, não me imaginava fazendo isso (olha as pequenas vitórias aí). Ainda falando do seu cérebro, com isso, você vai, sem perceber, aumentando sua autoconfiança, vai descobrindo que você é capaz, que hoje, você faz coisas que não sabia e nem imaginava que conseguiria, talvez com isso, seus problemas que te deixavam depressivo, ansioso, não são mais tão “grandes problemas” assim e que podemos sim, dar um jeito neles. Já podemos trocar aquela frase do começo do texto, do não consigo para o “não sabia fazer”.


Para essa parte emocional, a arte marcial vai ajudar você a colocar o poder da positividade e autoconfiança dentro de você, vai ajudar você a acreditar que pode e isso vai ser uma ferramenta poderosa contra esses males. Agora fisicamente falando, você descobrira seu corpo, suas capacidades físicas, verá treino após treino que sua capacidade aumenta, sua qualidade melhora, seus músculos estão ficando mais fortes, mais flexíveis, está se cansando menos, está ficandomelhor, mais preparado, tanto para o seu treino como para o dia a dia.


Agora olha isso:


Segundo os médicos, assim que o indivíduo começa a praticar um exercício físico, o sistema nervoso central já libera, na corrente sanguínea, substâncias que ajudam a acabar com o mau humor de qualquer um. A certa altura, essa produção atinge um determinado patamar, que torna a sensação de relaxamento e bem-estar perceptível. O melhor de tudo é que essa sensação prazerosa tende a permanecer mesmo depois de terminado o exercício.


Um detalhe curioso, segundo o cardiologista José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), é que a serotonina, uma das substâncias produzidas pelo sistema nervoso, “faz parte do mecanismo de ação de diversos medicamentos antidepressivos”. “A falta desse neurotransmissor é uma das principais causas da depressão”, completa o biomédico Maurício de Mello Martinho, do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício (CEFE).


Por essa razão, a prática regular de exercícios físicos – pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias por semana – costuma ser indicada para portadores de ansiedade e depressão. “A prática regular de exercícios físicos está associada à melhora de diversas funções cognitivas, como memória e raciocínio, além de atuar também como um excelente ansiolítico e antidepressivo”, observa o cardiologista José Lazzoli.


Olha que legal, você pode com uma atividade física, liberar substâncias que seu corpo precisa para se sentir melhor.


Então, meu amigo, se você está se sentindo um pouco pra baixo, ansioso, consulte um médico, veja se está apto para começar uma atividade física e procure algo que desperte o seu interesse. Vá correr, nadar, praticar qualquer esporte, mas se quiser aprender uma arte marcial #vempradynamom que aqui, com certeza, nós vamos te ajudar.” (Dynamom)









Comentários do público:

Publicidade
0