home > noticias >

ENSINAR PRA VENCER

Educação reúne esforços para alfabetização das crianças na idade certa


Por: Clic101 | Comunicação Porto Seguro
Publicado em 07/06/2022 12:27

Publicidade

 

Profissionaus da Secretaria de Educação de Porto Seguro estão unindo esforços em torno do “Programa Ensinar Pra Vencer”, com o objetivo de alfabetizar as crianças na idade certa e contribuir para elevar os índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na rede municipal de ensino. “Trabalhamos em cima do princípio da equidade, o que significa não deixar nenhuma criança para trás. O nosso propósito é garantir aos alunos o seu direito de aprender” afirma Mara Rúbia, articuladora local do programa e coordenadora dos Anos Iniciais.
 
Segunda ela, são diversos os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos, sejam eles cognitivos, patológicos, sócio-emocionais, dentre outros. Entretanto, “a partir do comprometimento da gestão e, em especial, dos educadores, que são a chave do processo do ensino e aprendizagem, podemos transformar a realidade atual”, aposta.
 
A coordenadora avalia que a pandemia alargou ainda mais as dificuldades no setor de educação. “O programa trouxe um direcionamento para nós gestores e professores. É um caminho a seguir, alicerçado na formação continuada, avaliação diagnóstica e no acompanhamento e monitoramento das ações pedagógicas”, explica. Para alcançar os objetivos estão sendo realizadas formações ao longo do ano, para gestores, professores e coordenadores. 
 
Ela informa ainda que estão sendo realizadas avaliação de fluência e avaliação objetiva nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, cujos resultados servirão de base para um plano estratégico de intervenção nas escolas com vistas à recuperação e recomposição da aprendizagem. “Com total respaldo do prefeito Jânio Natal e da secretária Dilza, estamos apostando no sucesso desse programa, a partir do compromisso, parceria e responsabilidade de todos os envolvidos, incluindo as famílias dos alunos”.
 







Comentários do público:

Publicidade
0