home > noticias >

EDUCAÇÃO

Ano letivo em Porto Seguro começa com novidades trazidas durante Jornada Pedagógica


Por: CliC101 | Comunicação Porto Seguro
Publicado em 04/02/2022 09:50

Publicidade

O ano letivo na rede municipal de ensino de Porto Seguro começou oficialmente nesse dia 01/02, com a realização pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), da Jornada Pedagógica 2022. Transmitido de forma totalmente online, e utilizando uma plataforma própria da Sedur, o evento, que teve tradução simultânea em Libras, contou com a presença da secretária Dilza Reis, além de superintendentes, diretores, coordenadores, professores e toda a equipe de servidores da Educação.

 

Mais de 900 participantes se conectarem com as mensagens transmitidas, com a participação especial da reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, colocando os recursos da universidade à disposição do município, e do professor Gabriel Perissé, com a palestra “Gestão das emoções: autocuidado, autoconhecimento e suas conexões com a vida”. A predominância das questões sócio-emocionais e a defasagem no ensino provocada pela pandemia foi destacada pela secretária, que agradeceu, deu as boas-vindas e ofereceu uma acolhida calorosa a toda a comunidade escolar.

 

Aulas presenciais

Dilza informou que apenas durante o mês de fevereiro, as aulas continuarão no sistema remoto. “No dia 07/03, após o Carnaval, recomeçaremos com 100% dos alunos dentro das escolas”. A secretária destacou o foco na qualidade da educação e apontou o Programa “Ensinar para Vencer”, já autorizado pelo prefeito Jânio Natal, como uma ferramenta importante para o desempenho pedagógico dos alunos, e que será a base da educação no município. “Todas as atividades pedagógicas serão realizadas diretamente através da plataforma. Estamos na era digital e Porto Seguro não poderia ficar de fora”, enfatiza.

 

A secretária reconhece que a tarefa não será fácil, “mas estamos empenhados em acompanhar a aprendizagem dos alunos através de monitoramento, avaliação e intervenção, onde houver necessidade”, assinala. Ela alerta que muitas lacunas impactaram no desenvolvimento das competências cognitivas e sócio-emocionais dos alunos. “Nossas crianças precisam aprender na idade certa, e estamos trabalhando para que Porto Seguro alcance uma posição significativa no ranking das cidades do Brasil atingindo bons índices nos indicadores de qualidade”, anuncia.
“Temos o desafio de liderar o enfretamento de diversas crises geradas pela Convid-19. O cenário ainda é de muitas incertezas, mas agora temos uma experiência de dois anos, mais adultos e crianças vacinados, e mais recursos para enfrentar a pandemia. Meu apelo é que todas as escolas se preparem para uma acolhida maravilhosa, mostrando a nossos alunos e suas famílias que podemos ajudá-los a sair dessa situação emocional e encontrar na escola novos motivos para dar a volta por cima e vencer”, salientou a secretária.

 

A Jornada Pedagógica prossegue nesse dia 02/02 de forma online e nos dias 03 e 04 o diálogo será realizado diretamente nas escolas.

 

Secretaria Municipal de Educação

 








Comentários do público:

Publicidade
0