home > noticias >

PORTO SEGURO

Festa de Iemanjá tem projeto de reconhecimento como patrimônio imaterial encaminhado à Câmara pelo prefeito Jânio Natal


Por: CliC101 | Comunicação Porto Seguro
Publicado em 03/02/2022 09:31

Publicidade

Iemanjá, considerada a Mãe de todos os Orixás e como aquela que decide o destino de todos os que entram no mar, tem sua festa, no dia 2 de fevereiro, como uma das mais importantes e populares de Trancoso, distrito de Porto Seguro: uma tradição centenária mantida pelos seus habitantes.

 

Ao som de tambores, entoando hinos e músicas, a comunidade e visitantes seguem em procissão a caminho da praia, levando presentes - flores, frutas, perfumes e joias - que são ofertados ao mar em barcos de madeira cuidadosamente adornados. Para os pescadores a festa é o momento de celebração de seu trabalho, de comemorar a pesca e garantir abundância futura.

 

Também o Arraial d’Ajuda celebra a tradicional Festa de Iemanjá, com as bênçãos de Nossa Senhora d'Ajuda. A procissão do dia 2 de fevereiro ocorre a partir da Praça São Braz, sentido ao Santuário e vai pela Broadway até a Praia dos Pescadores, acompanhada por centenas de turistas e moradores e contando com a participação de diversos Babalorixás e lalalorixás da região.

 

Na cidade de Porto Seguro a Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, fica por conta dos inúmeros terreiros, responsáveis por manter viva a tradição do culto e celebração a importante orixá, com participação de Pais e Mães de Santo, de devotos e admiradores de outros segmentos religiosos.

 

Por tudo isso, reconhecer a Festa de Iemanjá como Patrimônio Imaterial de Porto Seguro representa uma demanda e desejo de fiéis, devotos e comunidade porto-segurense e assume significado relevante no contexto da religiosidade e da cultura da nossa cidade: grande demonstração de respeito e reconhecimento a Iemanjá, Rainha da Águas, Mãe e Protetora dos pescadores e de seus devotos.

 








Comentários do público:

Publicidade
0