home > noticias >

INÍCIO DAS AULAS

Aulas na rede pública municipal de Porto Seguro serão iniciadas dia 08 de março

Matrículas já estão abertas e de acordo com a Secretaria de Educação, sistema de ensino será remoto

Por: CliC101 | Comunicação Porto Seguro
Publicado em 03/02/2021 03:43

Publicidade

Com as aulas suspensas há praticamente um ano em toda a rede municipal de ensino, a Prefeitura de Porto Seguro anuncia o início do calendário letivo 2020/2021, para 08 de março. As matrículas já estão abertas e de acordo com a secretária de Educação, Dilza Reis, a modalidade de ensino será remota. A decisão, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, foi tomada também com base na orientação dos conselhos Estadual e Nacional de Educação.

 

Dilza Reis, secretária de Educação de Porto Seguro

“O desafio é grande, a missão é complexa, mas é possível de ser cumprida. Com as aulas remotas, através de aparelhos digitais, os alunos poderão acessar o conteúdo pedagógico em qualquer lugar”, afirma a secretária. Segundo ela, se todos os alunos tivessem acesso à tecnologia, o ensino seria totalmente digital. “Infelizmente esta não é a realidade da maioria das escolas públicas do Brasil. Então nosso plano B será através de atividades impressas. E os professores estarão nas escolas, na base, construindo essa proposta a partir da realidade de cada comunidade onde está inserida a escola”.

 

Dilza informa que os professores já estão em seus locais de trabalho, tomando todos os cuidados sanitários - com máscaras, álcool gel, respeitando o distanciamento – buscando caminhos e possibilidades para atender as necessidades dos estudantes. “Foram 30 dias de um trabalho exaustivo em janeiro, criando as condições para voltarmos a receber nossos alunos. Os professores estão a postos, procurando entender a realidade da sua escola, porque não existe receita pronta e não podemos ficar parados. Em contrapartida, espera-se que os pais e responsáveis também façam a sua parte”, recomenda.

 

Direito Constitucional

“A educação foi um dos setores mais impactados com a pandemia, afastando o aluno da sala de aula. Mas a Constituição é bem clara em seu Artigo 205, que garante o direito à educação. E essa é uma obrigação do Estado e da família, com a contribuição de toda a sociedade”, salienta. De acordo com Dilza, nesse momento de acolhimento, a secretaria espera que a gestão de cada escola e suas equipes sensibilizem os pais e responsáveis para a importância do seu papel, buscando formas de interagir com a escola, viabilizando também a retirada do material didático necessário para o aprendizado de seus filhos.

“Nossa política municipal de educação estará pautada em três pilares: fortalecimento da equipe pedagógica, fortalecimento da gestão escolar de cada unidade e valorização do magistério”, assinala a secretária. A meta é também fazer o município avançar nos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Nosso foco principal e o mais importante de tudo isso é o aprendizado do aluno. Esperamos que neste momento, todas as equipes gestoras das escolas do município atuem com prudência, sensibilidade, bom senso e acima de tudo, dedicação”, resume.

Secretaria Municipal de Educação








Comentários do público:

Publicidade
0