home > noticias >

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

Estudantes do IFBA Eunápolis são premiados na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais; Camilly André, de Itabela, é Medalha de Prata

Na Bahia, só o Campus Eunápolis recebeu medalha de ouro, destaca o coordenador local Gilclécio Dantas

Por: CliC101 | IFBA / Camilly / Idalíciio Viana
Publicado em 25/11/2020 10:11

Publicidade

Camilly André, medalhista olímpica

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-Eunápolis alcançou mais um importante resultado em olimpíada estudantil, desta vez na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). Com duas medalhas de ouro, três de prata, três de bronze e três menções honrosas, os estudantes do campus conquistaram as colocações entre os mais de cinco mil inscritos.

“Vale lembrar que na Bahia só o Campus Eunápolis recebeu medalha de ouro”,  destaca o Coordenador Local, Gilclécio Dantas.

 

A estudante, modelo e atleta Camilly André, 16 anos, filha do professor Elisvaldo André e Cristiane Silva, de Itabela, que sempre estudou nas escolas públicas e hoje está no 3º ano do Ensino Médio do IFBA Campus Eunápolis, conquistou a Medalha de Prata Olímpica em Matemática.

 

“Eu sou uma pessoa aberta a novos conhecimentos, aprendizado de novos idiomas, culturas, além da ligação que eu tenho com o basquete, que também faz parte da minha rotina como estudante, atuando em minha saúde mental e física. Eu me recordo de quando eu sentei na cadeira, respirei fundo aguardando a prova ser liberada, e eu disse: Você consegue. Foram cerca de 6 horas sentada na cadeira, com foco total na prova, na espera de um resultado.  Logo, saiu o gabarito oficial da OMIF, eu não lembrava o que eu tinha marcado e quando eu olhei o gabarito, me desesperei com medo de não ter conseguido ir bem. No dia 22 de novembro de 2020, eu recebo a lista dos alunos que garantiram um lugar na OMIF, na hora eu pulei de alegria, eu já estava apreensiva com medo do resultado, então a notícia me deixou muito mais feliz do que eu poderia imaginar. Foi a minha primeira experiência na prova da OMIF, e ser reconhecida desta forma, me deixou incentivada a continuar me esforçando cada vez mais em busca de conhecimento”, relata Camilly André.

 

“Me sinto muito honrada com o resultado que eu obtive, e motivada para adquirir cada vez mais conhecimento, e quem sabe ano que vem buscar a medalha de ouro. E eu deixo como mensagem para todos os jovens: que estudem com a firme certeza que tudo que requer esforço e disciplina resulta em felicidade e grandes conquistas (autor desconhecido) ”.

“Meus mais sinceros agradecimentos aos meus professores, que desde as séries iniciais sempre estiveram me auxiliando e me motivando em minha jornada educacional. Aos meus pais Elisvaldo André que é professor do município e a minha mãe Cristiane Silva, a minha família como um todo”, finaliza Camilly.

Instagram:https://www.instagram.com/camillyandre/

Facebook:https://www.facebook.com/CamillyAndreYT


Entre os premiados estão Arthur Sambrano Costa Dantas e Caio Monteiro de Oliveira,  estudantes do curso Integrado em Edificações, ambos com experiência e medalhas em edições anteriores da OMIF, QUE obtiveram a medalha de ouro na edição 2020.

“Nós utilizamos provas anteriores, eu e o Arthur mandávamos questões também um para o outro e discutíamos muito no período de preparação. Não só questões da OMIF, como também OBMEP, ITA e questões de outras olimpíadas, pois desde que cada um de nós já foi em edições presenciais da OMIF, temos um contato muito próximo com o Clube Olímpico do Campus Salvador. De vez em quando pegávamos questões que eles compartilhavam e ficamos debatendo entre nós mesmos” contou Caio.

 

Essa parceria também aconteceu no momento de verificar o desempenho após a realização da prova e na expectativa pelo resultado, como relembrou Arthur.

“No final da prova, entrei em contato com Caio e deu que nossas respostas estavam iguais. Achei estranho, mas fiquei curioso. Dias depois, recebi vários gabaritos extraoficiais e o oficial e deu que acertei todas. E também recebi um e-mail dizendo a minha nota (a máxima). E depois, já confirmaram ouro”.

 

Além dos desafios da prova, neste ano a organização e os competidores também precisaram se adaptar para uma nova realidade: a olimpíada promovida de maneira remota devido a Pandemia da Covid-19. Essa nova configuração também exigiu adequações por parte da Coordenação local da OMIF.

 

“Divulgamos cartazes via coordenações e professores. Fizemos contato com os professores das turmas e criei um grupo de WhatsApp para os alunos que tivessem interesse em participar da olimpíada. Esse ano ocorreu tudo de forma remota. E as provas foram realizadas apenas em uma etapa, já que a segunda etapa ficou destinada a um super evento na área de matemática, quando divulgaram também os medalhistas”, explicou o professor Gilclécio Dantas, informando ainda que dividiu a responsabilidade com os professores Aldo José Conceição da Silva e Dilo Marquesini, integrantes da comissão organizadora no IFBA Eunápolis.

 

A OMIF é uma competição de matemática idealizada como parte das comemorações dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros e é direcionada aos alunos do ensino técnico integrado e ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. O objetivo da olimpíada é estimular o interesse pela matemática nos alunos, promovendo um encontro anual de docentes de matemática e áreas afins para troca de experiências e formação continuada.

 

Veja a os alunos premiados:

 

Arthur Sambrano Costa Dantas –Medalha de Ouro

Caio Monteiro de Oliveira- Medalha de Ouro

Murillo Eduardo Lima Coutinho- Medalha de Prata

Kaique Silva Santos- Medalha de Prata

Camilly André da Silva- Medalha de Prata

Luan Miguel Conceição Pinheiro- Medalha de Bronze

Ana Carolina de Jesus Oliveira- Medalha de Bronze

Evyllin Luíse Chagas Nascimento Gama-Medalha de bronze

Sabrina Santana Santos- Menção Honrosa

Márcio Lima da Rocha- Menção Honrosa

Ana Beatriz de Andrade Casiano- Menção Honrosa








Comentários do público:

Publicidade
0