home > noticias >

CULTURA

Estudante de Eunápolis aproveita isolamento social e realiza sonho de escrever um livro

O jovem Melquisedeque Santos da Silva, 21 anos, que escreve poesia desde os nove anos de idade, possui um canal no YouTube (Curiosidades Da Terra), no qual destaca conteúdos relacionados aos mais de 190 países existentes no mundo

Por: CliC101 | Secom Gov-BA
Publicado em 02/10/2020 11:40

Publicidade

 

O estudante Melquisedeque Santos da Silva, 21, que cursa a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Eixo VII, no Colégio Estadual Baden Powell, localizado no município de Eunápolis, a 529 km de Salvador, acaba de realizar o sonho de escrever o seu primeiro livro. A obra, intitulada “Através das palavras”, reúne diversas poesias de autoria do jovem amante da escrita e que foi elaborada com o auxílio das professoras de Artes e Química da unidade escolar. O livro, em formato de e-book, será lançado assim que as aulas presenciais forem retomadas.

 

Melquisedeque não esconde a satisfação em publicar o seu livro. “Escrever e lançar o meu próprio e-book é a concretização de um sonho. Não vejo a hora de todos terem a oportunidade de desfrutar das minhas poesias. Sou muito grato ao colégio, pois ele faz parte da minha vida e história”, ressaltou.

 

O jovem, que escreve poesia desde os nove anos de idade, possui um canal no YouTube (Curiosidades Da Terra), no qual destaca conteúdos relacionados aos mais de 190 países existentes no mundo. Além disso, divulga as suas produções textuais na sua página do Instagram (Artes: Poesia e Literatura). A dedicação e o foco nos estudos fizeram com que ele atingisse 840 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2019.

 

Segundo Melquisedeque, a poesia é algo muito importante para ele. “Foi através da poesia que percebi o quanto eu poderia ir além, transformar a minha vida, pois, em cada verso, cada palavra ou estrofe, ela é capaz de tocar profundamente o coração de alguém. Foi através da poesia que fiz muitos amigos e que elevei a minha sabedoria”, afirmou. Apesar de sempre amar a poesia, o estudante confessa que antes não gostava muito de ler. “Fui presenteado com uma obra da autora Macária Andrade, em 2014. Mas somente em 2016 que a devorei por completo e, após ter lido este meu primeiro livro, não parei mais de ler, tanto que em janeiro deste ano eu li 12 livros em apenas 26 dias”, disse.

 

A professora de Artes, Sirlede Santos, falou de como surgiu a ideia do livro. “Melquisedeque se destaca pelo seu dinamismo e questionamentos acerca dos conteúdos trabalhados. Neste período da quarentena, propus aos estudantes que desenvolvessem alguma atividade artística e ele colocou em prática e desenvolveu o seu espírito poético, aflorando ainda mais o seu talento. Diante de tanta riqueza, sugeri a ele que fizéssemos um e-book”, explicou. Já a professora de Química, Tainá Machado, ajudou na produção do e-book. “Foi muito gratificante auxiliá-lo, pois é um estudante excepcional e que produz com muito amor. Poder vê-lo realizando esse sonho nos dá a sensação de que nossa missão, enquanto educadores, está sendo cumprida com sucesso”, disse.

 

Incentivo à leitura – Recentemente, o Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural divulgaram os resultados da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que retrata os hábitos de leitura dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, realizada antes da pandemia do novo Coronavírus, houve uma redução de 4,6 milhões de leitores no Brasil. Entretanto, foi observado que as crianças de cinco a dez anos passaram a ler mais. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) vem realizando ações de incentivo à leitura, a exemplo do projeto de arte e cultura Tempos de Arte Literária (TAL), no qual os estudantes desenvolvem as suas habilidades para a escrita, através de poemas, poesias, contos, cordéis e outras produções textuais autorais.

 

A SEC também vem fomentando, cada vez mais, a participação dos estudantes em feiras e festas literárias realizadas na capital e no interior, a exemplo da Feira Literária de Mucugê (FLIGÊ); Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA); Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS); e outras, nas quais os estudantes atuam como protagonistas ao mostrarem as suas criações em diferentes linguagens.









Comentários do público:

Publicidade
0