home > noticias >

PROERD / EDUCAÇÃO

Programa da Polícia Militar forma novas turmas de alunos das escolas de Guaratinga


Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 28/11/2019 07:11

Publicidade


 

Alunos das escolas municipais Joessy Pereira dos Santos, Instituto de Educação e Escola Renascer I, na cidade de Guaratinga, participaram nesta quinta-feira (28) no Auditório do Centro Cultural, da solenidade formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), parceria da Polícia Militar, Prefeitura de Guaratinga, com apoio da comunidade local e empreendedores do município.


Participaram da mesa de honra o Major Vagner Ribeiro (Comandante da 7ª CIPM); Christine Pinto (Prefeita de Guaratinga), Fabiana Barbosa (Secretária Municipal de Educação); José Ricardo Fernandes (Diretor da Escola Joessy Pereira); Delvani Marques (Diretora da Escola Renascer I); Elma Cardoso (Diretora do Instituto de Educação).



O que é o PROERD


Com origem nos Estados Unidos e estruturação em forma de pirâmide, o PROERD tem como vértices Escola, Polícia e Família, tendo se expandido mundialmente, sendo aplicado com sucesso em mais de sessenta países.

Chegado ao Brasil em 1992 no Rio de Janeiro, a partir da Academia da Polícia Militar em São Paulo o programa se expandiu Brasil afora, e na Bahia, onde chegou em 1998, ganhou força em 2003, tendo sua institucionalização e estruturação administrativa em 2007.


O PROERD tem como escopo educar as crianças e adolescentes através de um modelo sólido de tomada de decisão para que não ingressem no mundo das drogas, com aplicação de currículos para educação infantil, anos iniciais, 5º e 7º ano do ensino fundamental e também para a comunidade, trabalhando com as lições de compreensão dos efeitos das drogas, lidando com as tensões, maneiras de dizer não, fortalecendo a autoestima, resistindo à violência e às pressões das gangues, e resolução de conflitos sem recorrer à violência.



PROERD em Guaratinga


Durante 12 semanas, os alunos das escolas municipais passaram por uma experiência única e de grande valia para toda sua vida, com momentos marcantes exibidos em clipe durante o evento.



Instrutores


Após passar por um curso de formação, onde aprendem cada uma das lições e como transmití-las de forma pedagógica aos alunos, os policiais militares são declarados instrutores do PROERD, responsáveis pelo processo de seleção da unidade educacional contemplada, preparação e aplicação de lições, acabando por adquirirem um vínculo afetivo, consagrando a boa relação que deve existir entre a comunidade e os órgãos prestadores da Segurança Pública.


Na região da 7ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), comandada pelo Major Vagner Ribeiro, os instrutores responsáveis são os policiais Alonso Torres de Oliveira e Darriely de Paula Meneses e Silva.


Durante o evento, foram apresentados os estudantes vencedores das redações sobre o tema “Resistindo às Drogas e à Violência”, representando todas as turmas participantes do programa.



Juramento


O aluno Pedro Silva Novais comandou o juramento, seguido por todos os presentes, com o compromisso de resistir às drogas e à violência.



Com o entusiasmo e participação de todos, foi cantada a canção do PROERD, havendo ainda apresentação teatral da peça “Drogas: Não quero essa pedra no meu caminho”.


O evento foi encerrado com pronunciamentos da prefeita Christine Pinto e do Major Vagner Ribeiro, que trouxe a importante mensagem do saudoso “Betinho” com sua reflexão sobre o pequeno beija-flor.










Comentários do público:

Publicidade
0