home > noticias >

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Conferência Internacional com especialista italiano sobre Bioética acontece nesta sexta-feira na Uneb Eunápolis


Por: CliC101 | Rose Marie Galvão
Publicado em 24/07/2019 07:53

Publicidade

O desenvolvimento da ciência e da tecnologia foi responsável pelo avanço em diversas áreas que possibilitaram sensível melhoria na nossa qualidade de vida ao longo dos anos. Mas, qual o limite da ciência e aonde é possível chegar? Para responder a essa e outras questões, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb- Campus XVIII Eunápolis) realiza Conferência Internacional Bioética e Biodireito.


O evento acontece na próxima sexta-feira, às 18 horas, na auditório da Câmara de Vereadores de Eunápolis, no Bairro Dinah Borges com o palestrante Vincenzo Durante, Doutor em Biodireito e professor do Mestrado Internacional da Universidade de Pádua, na Itália.


O evento tem como objetivo promover a troca de experiências entre pesquisadores nacionais e internacionais, com o tema Saúde e Autodeterminação à luz da lei italiana n° 219/2017, possibilitando aos alunos e ao público em geral, a inserção nas redes internacionais de discussão e pesquisa sobre bioética.


professor Vincenzo Durante

Segundo o diretor do Campus XVIII, professor Wilson Araújo, a palestra será em língua portuguesa, possibilitando total compreensão a todos. O palestrante detém grande experiência internacional sobre Direito Comparado, especialmente na área da Biomédica. “Trata-se de um tema extremamente contemporâneo e de interesse universal”.  Resumiu.


O professor Vincenzo Durante estará em Salvador a partir desta segunda-feira (22/07). Na capital baiana ele coordena o curso de mestrado que é oferecido para a área de segurança pública em cooperação com a Uneb de Salvador, com aulas no Brasil e eventualmente na Itália.


TEMAS

Com um tema bastante atual e pertinente, a palestra do professor Vincenzo Durante vai abordar questões como: Bioética e seus princípios. Da bioética ao biodireito. O conceito de saúde. O direito a autodeterminação. Os princípios da lei italiana 219/2017. Relação de cura e de confiança entre médico e paciente e o papel do consentimento informado. A importância da comunicação. O problema dos "incapazes". Fim de vida (a lei não introduz alguma forma de eutanásia ou de suicídio assistido). Proibição da distanásia. Planejamento compartilhado dos tratamentos. DAT (disposições antecipadas de tratamento).


QUALIFICAÇÃO

Dono de extenso e vasto currículo, Vincenzo Durante é licenciado em Ciência Política pela Universidade de Pádua, tem doutorado em Direito Privado e Garantias Institucionais, fala quatro idiomas, além do italiano. Atualmente é membro, entre outras instituições, do Comitê Final do Curso de Especialização em Bioética da Universidade de Pádua, e responsável, na Universidade de Pádua, pelo Mestrado Internacional em Segurança Pública do nível II, em colaboração com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).








Comentários do público:

Publicidade
0