home > noticias >

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Veracel programa sua Parada Geral e movimenta a economia local

A parada de manutenção gera emprego e renda. Regras de prevenção contra a Covid-19 serão cumpridas para preservar a saúde de todos

Por: CliC101 |
Publicado em 12/11/2021 07:14

Publicidade

A Veracel Celulose, indústria que atua na Costa do Descobrimento, na Bahia, realizará a sua Parada Geral (PG) no período de 24 de novembro a 4 dezembro/21. A PG, uma ação periódica para a manutenção preventiva de todos os equipamentos, está sendo realizada em alinhamento com as autoridades competentes, seguindo todas as orientações, as regulamentações e os prazos previstos, além de replicar as medidas de prevenção contra a Covid-19 realizadas na parada de 2020 que, mesmo realizada em um momento agudo da pandemia, não registrou nenhum caso de contaminação por conta do evento da empresa. A Parada de 2021 irá contar com quase 2.600 funcionários temporários, sendo cerca de 570 pessoas da região.

 
A Parada Geral tem como foco a segurança dos processos produtivos industriais e, principalmente, das pessoas. A ação tem importante efeito positivo sobre a atividade econômica no território, principalmente nos setores de alimentação, hospedagem e transporte. Para a atividade, haverá a participação trabalhadores temporários, que, durante o período da PG, atuam na sede da empresa, localizada no município de Eunápolis (BA). Para a realização da Parada, a Veracel e as empresas parceiras envolvidas nesse processo priorizaram a contratação de mão de obra local, trazendo uma oportunidade de geração de empregos para a região. Neste ano, a maioria dos contratados locais são residentes das cidades de Belmonte, Itapebi e Itagimirim, localizadas no Sul da Bahia.

Este é o segundo ano em que a Parada Geral da Veracel é realizada no contexto da pandemia e, a partir do sucesso da Parada em 2020, a Veracel irá manter um protocolo de segurança e prevenção contra o contágio bem estabelecidos. No planejamento da PG 2021, a Veracel deu continuidade a todas as ações preventivas que vem realizando no dia a dia de suas operações e que tiveram resultados já medidos positivamente na parada de manutenção de 2020, realizada antes do início do cronograma de vacinação no Brasil.

"A Parada Geral de 2020, realizada com sucesso mesmo com todos os desafios do cenário da pandemia global da Covid-19, apresentou resultados superiores em relação às edições anteriores sob diferentes aspectos, caracterizando-se como uma das melhores paradas já realizadas pela empresa, além de ter injetado 44,5 milhões de reais na economia do Estado da Bahia", afirma Ari Medeiros, diretor Industrial da Veracel. "Neste ano, nossa expectativa é superar os resultados de 2020", completa o executivo.
 
Fábrica da Veracel (Foto: Ricardo Telles)
 
Entre as medidas preventivas que serão adotadas durante a Parada Geral da Veracel em 2021 está a contratação de pessoas com esquema vacinal atualizado e/ou completo, a instalação de barreiras físicas entre os assentos dos ônibus e a obrigatoriedade de uso de máscaras N95; a desinfecção de equipamentos e ambientes; o reforço da higienização de suas instalações e dos locais de hospedagem dos trabalhadores externos; o distanciamento social durante o período de trabalho e o de descanso; a exigência do teste PCR-RT para o início do trabalho, além de testagens sorológicas rápidas durante o período de trabalho; medições de temperatura em todos os pontos de entrada (transporte, hotel e fábrica); instalação de pias e espaços de higiene adicionais; "dispensers" com álcool em gel sempre à disposição dos trabalhadores; distanciamento nos refeitórios e em todos os locais de trabalho; alimentação entregue em embalagens lacradas; espaços abertos para o descanso dos funcionários e o acompanhamento médico e emocional junto aos colaboradores. Tais medidas são acompanhadas e reavaliadas frequentemente pelo Comitê de Gestão de Crise da Veracel.
 
A empresa trabalha ainda em estreita colaboração com as autoridades para garantir que seus protocolos estejam respondendo ao cenário atual da pandemia da maneira adequada.

Manutenção do turbogerador

Entre os equipamentos que passarão por uma revisão completa de manutenção está o turbogerador da fábrica, responsável pela geração de energia da empresa. A manutenção do equipamento foi iniciada em 03/11, 21 dias antes do início da Parada Geral em razão de sua alta complexidade e em conformidade com as recomendações de seu fabricante.

Atualmente, o turbogerador instalado na Veracel Celulose possui capacidade nominal de Geração de Potência Ativa de 126,7 MW. A fábrica da empresa consome 70MW na produção de celulose e 30 MW abastece a empresa Nouryon, que fornece químicos para a Veracel e está instalada na mesma planta. Somente em 2020, a Veracel produziu aproximadamente 920.000 MWh/ano de energia, sendo que 604.000 MWh/ano foram para consumo próprio e 89.400 MWh/ano’ foram exportados para o sistema interligado nacional de energia, um total que equivale ao consumo de 178.800 habitantes.

Para a parada de manutenção, necessária para garantir a confiabilidade operacional e performance deste equipamento, esse fornecimento de energia será temporariamente interrompido. A manutenção do equipamento é necessária para detectar falhas ou anormalidades em seus primeiros estágios, de forma a garantir a continuidade das operações da companhia e resguardar a segurança de suas pessoas.



Sobre a Veracel Celulose

A Veracel Celulose celebra 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.

Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!
 







Comentários do público:

Publicidade
0