home > noticias >

SEU BOLSO

Com contas de luz mais caras, confira dicas para economizar energia


Por: CliC101 |
Publicado em 07/12/2020 08:39

Publicidade

 

A estação mais quente do ano se aproxima, e, com ela, vem o aumento nos gastos com a conta de luz. Tanto para consumidores residenciais quanto para empresas, os vilões do verão — que começa no dia 21 de dezembro — costumam ser o ar-condicionado e os equipamentos de refrigeração. Mas é possível minimizar o impacto no orçamento sem abrir mão do conforto e da produtividade. Confira no fim da reportagem 16 dicas para não fazer a conta de luz disparar no calorão.

 

Com a retomada da cobrança das bandeiras tarifárias pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as contas de luz ficaram mais caras a partir de 1º de dezembro, com o acionamento da bandeira vermelha no segundo patamar, a mais alta categoria do sistema.

 

A taxa extra será de R$ 6,243 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. A cobrança da taxa extra estava suspensa desde maio deste ano, por conta da crise econômica causada pelo coronavírus.

 

A decisão ocorre porque o nível dos reservatórias de algumas usinas hidrelétricas está muito baixo.

Isso obriga o governo a acionar usinas térmicas, que têm custo mais alto. E esse custo extra é repassado ao consumidor. Por isso, em meio às temperaturas altas, é importante priorizar o consumo consciente em casa e no trabalho.

 

Medidas simples, como diminuir a temperatura do chuveiro, evitar usar o micro-ondas para descongelar alimentos e abrir a geladeira com menor frequência, podem impactar significativamente no valor da conta. Também é importante verificar as instalações internas do imóvel periodicamente, pois instalações antigas, com fios velhos ou muitas emendas, geram desperdício de energia e podem até causar incêndios.

 

Um aparelho do tipo split, com potência entre 10.000 e 15.000 BTUs, usado oito horas por dia, consome em média 194kWh no mês, que pode corresponder a mais de R$ 150 na conta de energia.

 

Além do consumo consciente, existe uma outra solução que pode representar uma economia de até 15% na conta de luz: a geração distribuída. Nessa modalidade, vários consumidores se unem em uma cooperativa para produzir a própria energia em usinas de pequeno porte, que podem ser hidrelétricas, eólicas, solares ou de biomassa.

 

Regulamentada no Brasil em 2012, a geração distribuída tem crescido no país, e existem hoje empresas especializadas em alugar cotas em cooperativas para que o consumidor compre a energia diretamente das pequenas usinas. Ao se tornar um cooperado, ele terá direito a um crédito na conta de luz, que será abatido do valor total da fatura.

 

— O mais interessante é que consumidor não precisa fazer investimento algum, e pagará entre 10% e 15% mais barato do que o valor cobrado pela distribuidora — aponta o diretor da Gedisa Energia, que oferece o serviço de geração distribuída para pequenos negócios.

 

Como economizar na estação mais quente do ano

 

Ar-condicionado

- Escolha modelos mais econômicos, com selo Procel e classificação A. A Pesquisa Resultados Procel 2020 apontou, com base em informações dos fabricantes, que aparelhos com a tecnologia inverter podem economizar de 40% a 70% de energia em relação aos modelos tradicionais;

- Evite que o sol entre no ambiente refrigerado e instale o aparelho em local com boa circulação de ar;

- Ajuste a temperatura para em torno de 23°C. As temperaturas mais baixas podem não ser alcançadas e fazer o aparelho trabalhar o tempo todo em potência máxima;

- Mantenha os filtros de ar sempre limpos;

- Compre o equipamento com potência adequada ao tamanho do ambiente onde pretende instalá-lo. Segundo especialistas, a necessidade de refrigeração normal é de 600 BTU/h para cada m² de área do aposento, acrescido de 800 BTU/h para cada pessoa que circula pelo ambiente, mais 800 BTU/h para cada aparelho. Deve-se ainda acrescentar 25% (multiplicar por 1,25 na calculadora) em cima do resultado para ter a capacidade de refrigeração necessária caso o local seja alvo de incidência solar.

 

Geladeira, freezer, adegas e cervejeiras

- Faça revisões periódicas, com profissionais capacitados, das borrachas de isolamento das portas e dos sensores de temperatura para evitar consumo excessivo;

- Evite abrir os equipamentos com frequência, pois o ar quente exige mais energia para resfriar e atingir novamente a temperatura ajustada;

- Nunca utilize a parte de trás dos aparelhos para secar peças de roupas;

- Mantenha as saídas de ar do congelador desobstruídas;

- Não forre as prateleiras, isso dificulta a circulação interna do ar;

- Instale o aparelho em um local bem ventilado, longe de fogão, aquecedor e áreas expostas ao sol.

 

Chuveiro elétrico

- Feche a torneira para se ensaboar e tente tomar banhos rápidos. Se possível, use a chave de temperatura na posição “Verão”, o que pode reduzir o consumo em até 30%;

- Compre sempre chuveiros de menor potência (2 a 6kW), que são eficientes e consomem menos;

- Limpe com frequência as saídas de água do chuveiro. Se não estiverem limpos, haverá menos água saindo, e o chuveiro terá que ficar mais tempo ligado.

 

Lâmpadas de LED

- As lâmpadas de LED possuem uma vida útil maior e consomem menos energia dos que as lâmpadas normais por não usarem calor no processo. A economia de energia, se comparada a uma lâmpada normal, pode passar de 80%.

 

Desligue os aparelhos após o expediente

 

- Seja no escritório, no comércio ou para quem está trabalhando em casa, é recomendado que todos os aparelhos que podem ser desligados sejam retirados da tomada após o expediente. Evite deixar televisores, computadores, impressoras e roteadores wi-fi, por exemplo, que ficam no modo stand-by, ligados.









Comentários do público:

Publicidade
0