home > noticias >

ECONOMIA

Festival de Eunápolis gera aumento de 28% no faturamento de empresas participantes

Em 12 dias de evento, a estimativa é que R$ 460 mil tenham sido injetados na economia do município

Por: Cristiana Fernandes | Reprodução Agência Sebrae de Notícias
Publicado em 23/10/2020 05:13

Publicidade

 

A primeira edição do Festival Gastronômico de Eunápolis Delivery, uma realização do Sebrae, CDL de Eunápolis e parceiros, chegou ao final com bons resultados para os empreendimentos participantes e para a economia do município. O festival contou com a participação de 23 estabelecimentos e 42 pratos distribuídos em seis categorias: prato principal, lanche, comida de boteco, pizza, self-service e sobremesa.

 

A estimativa é que, em 12 dias de evento, foram injetados na economia do município R$ 460 mil. Isso reflete a venda de quase 2 mil pratos das categorias do festival, mas, no geral, as empresas somam 20 mil pratos vendidos. Essas vendas representaram para os estabelecimentos um crescimento de 28% no faturamento durante o período do evento.

 

“Nós, do Sebrae, avaliamos de maneira muito positiva a primeira edição do Festival Gastronômico de Eunápolis. Conseguimos um bom engajamento empresarial e um aumento de faturamento desses negócios e essa é a proposta do festival. Gerar resultados para os empresários nesse momento de pandemia é, no mínimo, preservar empregos e contribuir para que os empresários mantenham os seus negócios em funcionamento”, analisa o gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito.

 

Dentre as inovações do evento, estavam a comercialização através de multiplataformas e ações com  influenciadores digitais nas redes sociais do festival para mostrar os empreendimentos e seus pratos, além da interação com o público. Com isso, foi registrado um alcance de mais de 244 mil pessoas pelas redes sociais do festival. Os empresários aprovaram o formato do evento.

 

Avaliação

Após cinco meses de portas fechadas devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, o empresário Christian Fragoso viu no festival uma oportunidade de melhorar as vendas da Churrascaria Fragoso. “As vendas aumentaram em 20% e minha empresa foi bastante divulgada durante o festival. Mesmo com o término do evento, as pessoas continuam procurando os pratos que estavam inscritos. O festival me deu um fôlego na reabertura”, ressalta.

 

Na avaliação do presidente da CDL em Eunápolis, Fabrício Ramos, o festival evidenciou a força que o setor gastronômico do município tem. “De primeira, fui surpreendido com a quantidade de empresas que aderiram ao festival. A garra desse povo mostrou a força do setor gastronômico do município. Esse foi o primeiro festival em delivery e durante uma pandemia com diversas restrições para os restaurantes, mas faço uma avaliação muito positiva dos resultados alcançados. Para mim, esse foi um dos eventos em parceria com o Sebrae que mais trouxe resultados positivos. Que em 2021 possamos realizar mais uma edição e seguir adiante”, conclui.

 

A realização do Festival Gastronômico de Eunápolis foi do Sebrae e CDL Eunápolis. O evento contou com apoio da prefeitura de Eunápolis e Senac, patrocínio da Sicoob, Naturaves, Drogaria Indiana e parceria do aplicativo Aiqfome.









Comentários do público:

Publicidade
0