home > noticias >

REUNIÃO

Território Costa do Descobrimento reúne e discute assuntos da região


Por: Clic101
Publicado em 02/07/2013 02:10

Publicidade

Em recente encontro realizado no município de Itapebi, o Colegiado do Território de Identidade Costa do Descobrimento esteve reunido com a participação de autoridades e de lideranças comunitárias, sob a presidência do seu Coordenador, professor Raymundo Santana Fonseca.

Dentre outros assuntos, foi relatada a gravidade do problema relativo à emissão de DAP’s para os pescadores artesanais que trabalham no lago da Hidrelétrica e no rio Jequitinhonha e não têm carteira de pescador, documento essencial para emissão da DAP.

O representante do FTL – Frente dos Trabalhadores Livre, Neviton Andrade, alertou sobre problemas ambientais e sugeriu a criação do “Patrulheiro Ambiental”, cujo projeto está à disposição para ser implementado. Propôs uma “Conferência da Juventude do Território Costa do Descobrimento”, disse também que as linguagens usadas nas reuniões devam ser de acordo com a platéia, pois existem pessoas que são do meio rural, e não podem acompanhar a linha de raciocínio falada pelos Técnicos, indagando ainda sobre o significado das Câmaras Temáticas.

O professor Raymundo disse que “as Câmaras Temáticas são um meio das pessoas dos diversos segmentos da Sociedade Civil Organizada e do Governo discutirem os problemas e possíveis soluções sobre temas diversos a exemplo de saúde, educação, meio ambiente, turismo, agricultura, agricultura familiar, segurança e outras, a fim de que as coisas aconteçam obedecendo a vontade da comunidade local e que não aconteçam coisas vindo de cima para baixo, criando elefantes brancos”.

Presente à reunião, o diretor da Veracel, Pedro Cardoso, falou do “Edital da Seagri/Veracel no programa Vida Melhor. Que seis unidades foram contempladas. Que estes recursos são excedentes do ICMS que a empresa tem juntado ao Governo Estadual. Que eles serão usados nos municípios que compõem o Território Costa do Descobrimento, mais Mascote e Canavieiras”.

Questionado pelo senhor Adroaldo Guimarães, segundo Secretário do Território, sobre o acampamento da fazenda Candeal no município de Itapebi, Pedro Cardoso disse “que a questão fundiária extrapola a complexidade nacional. Que a Veracel foi convidada pelo Governo do Estado no sentido de disponibilizar áreas para assentamento de pessoas. A empresa questionou porque, pela lei ambiental as áreas da Veracel são destinadas ao plantio e preservação. Que o estado está estudando uma fórmula de indenizar ou comprar as áreas, ficando com a responsabilidade de assentar as pessoas, e, que, a empresa Veracel contratou técnicos da USP, que estão fazendo um projeto de viabilidade agro socioeconômico a ser instalado naquela área”.

A próxima reunião do Colegiado do Território Costa do Descobrimento, segundo informa o professor Raymundo, está agendada para acontecer em Santa Cruz Cabrália no dia 30 de julho, e “se o professor Naomar, ex reitor da UFBA e atual coordenador e futuro reitor da Universidade Federal do Sul e Extremo Sul confirmar sua presença nesta reunião, a pauta será exclusiva para o tema Universidade e colégios Universitários”, finalizou Raymundo.



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0