home > noticias >

27 e 28/11 NA UNEB EM EUNÁPOLIS

VII SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Ao longo deste mês, as duas instituições vêm promovendo uma séria de atividades culturais voltadas para a celebração do Dia da Consciência Negra

Por: CliC101 | Rose Marie Galvão
Publicado em 20/11/2019 09:28

Publicidade


Em parceria com o Instituto Brasil Chama África, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb-Campus XVIII-Eunápolis), realiza o Primeiro Novembro Negro da instituição paralelo a VII Semana da Consciência Negra. O evento acontece de 21 a 28 de Novembro no Bairro Stela Reis, em Eunápolis.


Capa livro Jacques / Foto: Divulgação

Pela primeira vez as duas instituições se juntam para ampliar a celebração da data quando se aproveita também para discutir temas atuais como racismo, diversidade, preconceito racial, "potencializando as discussões acadêmicas e ampliando o público alvo dos eventos", conforme destacou a professora Joceneide Cunha, licenciada em história e doutora em História da África.

 

Ao longo deste mês, as duas instituições vêm promovendo uma séria de atividades culturais voltadas para a celebração do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de Novembro. Rodas de conversa, lançamento de livros, palestras, debates e apresentações musicais que resgatam e valorizam a cultura e a identidade negras integram a programação, além de reformar o empoderamento e a resistência do povo negro no país.


Dentro da extensa programação, nesta quinta-feira (21/11), a partir das 14 horas, acontece o lançamento do livro “Percursos para o Reconhecimento, Igualdade e Respeito” com roda de conversa com o autor, Jacques d’Adesky (foto).


Jacques d'Adesky / Foto: Rosanea Santos

SOBRE O AUTOR


O autor é licenciado em ciências econômicas pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica, e doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo. Iniciou a sua carreira no Ofício Belga para o Comércio Exterior, na Bélgica. Trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na Republica Centro-africana. Na Universidade Candido Mendes, trabalhou inicialmente como pesquisador, depois como vice-diretor administrativo do Centro de Estudos Afro-Asiáticos. Atualmente, é gestor nacional do curso de relações internacionais da UNESA e pesquisador visitante da Universidade Laval, no Quebec, Canadá.








Comentários do público:

Publicidade
0