home > noticias >

FESTIVIDADE

50 anos da Loja Maçônica 16 de Julho, comemoração com grande festa em Itapebi


Por: CliC101 | Fotos: Arnaldo Alves / Informações: Itapebi Acontece
Publicado em 20/07/2018 05:04

Publicidade

 

Fundada em 16 de julho de 1968, na fazenda Estrela do Norte na cidade de Itapebi, extremo Sul da Bahia, a Loja Maçônica 16 de Julho, nº 1717, do Grande Oriente do Estado da Bahia - GOEB , completou 50 anos, e a importante data foi festejada no último dia  13/7 com a realização de um grande evento comemorativo, marcado por agradecimentos e homenagens aos maçons que fizeram e fazem parte da história da Loja, e a personalidades não maçônicas que desempenham papel relevante na sociedade.

 

 

A programação teve início com um desfile dos Irmãos Maçons da loja 16 de Julho, convidados de vários Orientes da Bahia e de outros estados, quando a Loja realizou em praça pública uma sessão solene com a presença também de autoridades do município, destacando entre elas o prefeito Juarez da Silva Oliveira “Peba” (PP), o Procurador Geral do Município - Isan do Nascimento Botelho, o presidente da Câmara Municipal - Paulo Henrique Nascimento Almeida (“Paulo mão de quiabo”), secretários e outras autoridades.

 

 

Em seu pronunciamento na cerimônia, o Venerável Mestre da Loja, Ataídes GonçalvesSiqueira, afirmou que a Maçonaria está presente na cidade de Itapebi para reafirmar que todos podem contar com a instituição sempre que for necessário, e que seus membros estarão a postos para lutar e combater o mal e o que vai contra os bons costumes.

 

 

O Venerável mestre falou ainda sobre o papel da Maçonaria Universal, em lutar por melhorias e em defesa das minorias.

“O maçom prega a tolerância, pratica a caridade sem distinção de raças, crenças, opiniões, e luta contra a hipocrisia e o fanatismo. Ser maçom é querer harmonia das famílias, a concórdia dos povos e a paz do gênero humano”, disse.

 


O evento contou com as presenças de várias autoridades maçônicas, dentre estas o Grão Mestre do Grande Oriente Estadual da Bahia – GOEB, Silvio de Souza Cardim, sua esposa, presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, senhora Lúcia, Secretário da Guarda dos Selos – Roque Tadeu, Coordenador Regional do GOEB - Aldair Neder, Conselheiro do Grão Mestrado - Silvio Romero, Grande Regente do Rito Brasileiro - Juliano Coelho Braga, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro - Antônio Cavalcante do Oriente de Ilhéus, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro - Arenilton Barreto Sampaio.

 


 
Veneráveis Mestres presentes
Ricardo Andrade – Loja União e Sigilo (Belmonte)
Warley Pires – Loja Fraternidade Itabelense (Itabela)
Manoel Inácio – Loja União Fraterna (Guaratinga)
Manassés Ribeiro – Loja Fraternidade 5 de novembro (Eunápolis)
Wesley Gonçalves – Loja Augusto Gonçalves (Itagimirim)
Adilson Rey Boher – Loja Força e União (Porto Seguro)

 
Lojas representadas:
Itaimbé - Deus, Caridade e Amor

Jacinto-MG
Obreiros de Eunápolis
Deus, Caridade e Justiça (Itamaraju)
 
Na sessão, vários maçons foram homenageados com a placa simbólica e, dentre estes, o senhor Arenilton Barreto, um dos primeiros entre os quatro maçons iniciados na Loja 16 de Julho quando ainda na Fazenda Estrela do Norte. Os outros três são José Gabriel de Santana, Ivan Sérgio e Zito.
 
Homenagens da Loja 16 de Julho  
A Perfeição Maçônica - Raimundo Rodrigues
Grande Benemérito - Clóvis Stolze e Etelvino Oliveira
Benemérito - Sebastião Sá Neves e Edinaldo Melo de Góis








Comentários do público:

Publicidade
0