home > noticias >

CIDADANIA

Cidadão comenta no Facebook sobre ações de moradores na Estrada do Areião


Por: CliC101 | Idalício Viana / Dorival Barbosa
Publicado em 03/07/2018 09:43

Publicidade

A propósito da matériaEM VÍDEO - Moradores da Estrada do Areião tomam medidas para minimizar situação da estrada” publicada no CliC 101, um comentário no Facebook sobre o assunto chama atenção pelo conteúdo, pela oportunidade, pela lucidez, desprendimento e cidadania.

 

Confira abaixo a íntegra da publicação, feita pelo cidadão Dorival Barbosa, técnico renomado, ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Itabela por dois períodos, e que hoje, sem deixar de participar ativamente de tudo quanto permeia a cidade e a região, desfruta do merecido aconchego do seu aprazível Sítio Itagibá, na Estrada do Areião, nos arredores de Itabela.

 

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO, SEMPRE HAVERÁ O LADO BOM DA COISA!!

 

Me lembro com saudade, e isto faz muito tempo, quando nas férias sempre ia para roça do meu avô e lá convivi com hábitos e costumes, que jamais esquecerei.

 

Certa feita, uma visita ilustre, de boa aparência e bom papo, um vizinho de roça, disse pra meu avô: “ Nesse final de semana, de sábado para domingo, vamos roubar a casa de Vavá”. Vavá era um outro vizinho muito querido, carente e estava construindo uma casa de taipa, que só estava o esqueleto, a armação de varas. Olhei para meu avô assustado, e fiquei ainda mais, quando ele disse com voz firme: “Pode contar comigo”. Jamais poderia imaginar, que o que eles arquitetavam era um mutirão, começando no meio da noite, para bater barro na casa de taipa, cobrir e dar o piso sem que o dono soubesse, por isso o “roubo”. Costumavam chamar esse movimento de “Adjunte”, ajuntamento ou mais modernamente de MUTIRÃO. E lá fui eu, ainda criança para minha primeira aula de associativismo, cooperativismo, amizade e cidadania.

 

Nos dias atuais, parece que as pessoas se tornaram autossuficientes, individualistas, ou todos estão sempre olhando para o próprio umbigo, pouco se importando com o mundo ao seu redor, com o seu vizinho.

 

É comum as pessoas se associarem em clubes, Maçonaria, Rotary, Lions, esses os mais importantes, mais existem diversos. Fazem campanhas beneficentes, importantes e oportunas, mas pouco se preocupam em resolver alguns problemas em sua base, onde se originam. Distribuem cestas básicas, sem erradicarem a fome, dão agasalhos sem opções de tirarem os que vivem na rua e dormem nas calçadas, do eterno frio.

 

Nas situações inusitadas, difíceis, de descaso do poder público em suas diversas formas de atendimento, é necessário a conscientização das pessoas, de forma a mostrar que somos capazes de em algumas situações, nos unirmos e resolvermos a maioria de nossos problemas. O Poder Público tem a obrigação de realizar, pois para isso contribuímos, com os diversos tipos de impostos, sendo o IPTU, apenas um deles.

 

As famílias da Estrada do Areião, Estrada de Dona Noca, assim também conhecida, pertinho do Bairro Dapezão, deram um exemplo e um ponta pé inicial, para o que podemos chamar de INDEPENDÊNCIA DA BOA VONTADE DO PODER PUBLICO, quando em comunhão, com pás e picaretas, ao menos tentaram solucionar o problema de sua estrada. Continuam carentes, necessitados e com o direito de cobrar, pois como todos, também contribuem com impostos e votam em tempos de eleição. São mais de 30 famílias que já pensam em formar uma associação de fato e de direito, para que possam, através de uma representatividade, buscar recursos, benefícios e obras que beneficiem a comunidade, tais como: trator e implementos, casa de farinha, eletrificação rural, poços artesianos, crédito próprio (PRONAF), e até a atenção dos governantes, quando ainda candidatos.

 

PARABÉNS VIZINHOS E OBRIGADO PELA FORÇA.
UNIDOS E FORTES, SEREMOS VISTOS E RESPEITADOS.








Comentários do público:

Publicidade
0