home > noticias >

CRIME AMBIENTAL

Incêndio criminoso devasta propriedades rurais na região de Buranhém, Município de Guaratinga/BA


Por: CliC101 | ACGC
Publicado em 01/10/2021 06:16

Publicidade

No Município de Guaratinga, próximo ao distrito de Buranhém, houve um ocorrido de incêndio criminoso no dia 22/09/2021, que se iniciou por volta das 13:00 hs ao longo das margens da BA-283, nas proximidades da Fazenda Cinco Barras.

Fazenda Conjunto Funchal

 

Transeuntes que passavam pela via teriam observado uma caminhonete ainda não identificada onde seus condutores estariam ateando fogo durante o trajeto desta rodovia.

O fogo teria sido colocado em cinco pontos diferentes, em cinco propriedades: Fazenda Cinco Barras, Fazenda Pirajá, Fazenda Conjunto Funchal, Fazenda Conjunto Joaípe, e Fazenda Conjunto Santa Clara, sendo que alguns focos desse incêndio não prosperaram e outros vieram a causar grandes danos econômicos, ambientais e sociais a pelo menos quatro produtores rurais desse entorno.

Fazenda Conjunto Santa Clara


Como consequência, houve queima de 50 hectares de pastagens, afetando diretamente a empregabilidade de vários funcionários, em função da necessidade da venda imediata de parte desses rebanhos, bem como elevados prejuízos com arame e estacas queimadas, além do fogo ter se propagado em torno de 1 hectare de APP (Área de Preservação Permanente) no alto de um morro e nas margens de córregos, gerando grandes prejuízos ambientais.

Fazenda Pirajá


Nas propriedades mais atingidas, a topografia não aceita em sua maior parte mecanização, impossibilitando o trabalho de recuperação das áreas devastadas.

A ACGC-BA (Associação dos Criadores de Gado de Corte e Novilho Precoce do Extremo Sul da Bahia) lamenta profundamente o ocorrido e alerta a população que o uso de queimadas é um ato proibido e criminoso sem devida autorização legal.

Fazenda Cinco Barras


Caso qualquer cidadão observe uma dessas práticas, informar imediatamente os proprietários no entorno em questão, bem como as autoridades policiais competentes, afim de combater e punir esses crimes, que nesta estação do ano, com clima seco, têm se tornado um desastre para toda a sociedade.

 









Comentários do público:

Publicidade
0