O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgaram nesta segunda-feira (21/10), o novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde que amplia a lista de cobertura obrigatória dos planos de saúde. A relação de 87 novos procedimentos confirma a inclusão de 50 exames, consultas e cirurgias e 37 medicamentos orais, que passarão a ser obrigatórios a partir de janeiro de 2014.
A atualização do rol de procedimentos é feita a cada dois anos. Os procedimentos são revistos para garantir o acesso ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças através de técnicas que possibilitem o melhor resultado em saúde, de acordo com critérios científicos de segurança e eficiência.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que “o novo rol representa uma mudança de paradigma em relação ao que era oferecido tradicionalmente pelos planos de saúde”. Ele explicou que “as operadoras não eram obrigadas a oferecer assistência farmacêutica fora dos ambulatórios. No entanto, com o avanço do tratamento do câncer, disse, é necessário oferecer novos medicamentos que podem ser administrados em casa”.
Reajuste dos planos
Padilha afirmou que, se houver impacto no custo das mensalidades dos convênios, ele só será sentido a partir de 2015.
“A ANS vai analisar, ao longo do ano que vem, o custo da inclusão dos novos procedimentos”. Historiamente, a inclusão de novos medicamentos e de novas cirurgias não justifica aumentos expressivos dos planos de saúde”, observou.
CLIC e veja a lista de MEDICAMENTOS e de NOVOS PROCEDIMENTOS