O paciente Pedro de Jesus Santana, 37 anos, acionou a imprensa na tarde da última quinta-feira (20), com a reclamação da demora no atendimento no Hospital Frei Ricardo em Itabela.
Segundo ele, chegou a ir ao posto de saúde do seu bairro, mas com a informação de que o médico não estaria atendendo e que só atenderia na próxima segunda-feira, ele se dirigiu ao Hospital Frei Ricardo, onde foi feita a ficha ás 11:26, e por volta das 16h o paciente já havia desistido do atendimento, quando nossa reportagem chegou à unidade hospitalar e acompanhando o senhor Pedro, conversamos com a coordenadora de enfermagem da unidade. Logo depois o paciente foi chamado para o corredor de espera, onde ainda ficou até por volta das 17h, quando enfim recebeu o atendimento pela médica plantonista.
O paciente se queixava de tonturas. Ele faz tratamento de uma doença crônica e degenerativa, precisando tomar medicação e transfusão de sangue.
Segundo a responsável técnica, o quadro do senhor Pedro já é conhecido pela equipe. Ele é acompanhado por um médico de outra cidade e a partir da receita o tratamento é executado em Itabela.
Uma das justificativas da demora seria a triagem dos pacientes, em que casos não graves podem esperar até 240 minutos. Outro ponto colocado foi a falta da médica titular Elaine, que estaria doente, sendo substituída por outra médica que estaria começando a atuação na unidade de Itabela.
Segundo o senhor Pedro, uma mulher que acompanhava uma criança com a perna enfaixada acabou desistindo do atendimento.