home > noticias >

SAÚDE

Secretária de Saúde: ‘Neste momento, na Bahia, é precoce a gente falar da utilização da máscara’

Roberta Santana informou que não há registro da ‘BA.6’ no estado, mas orientou que a população tome a vacina bivalente e procure as unidades de saúde se tiver sintoma gripal

Por: Bahia.Ba / Foto: Jorge Jesus
Publicado em 17/08/2023 09:59
Atualização:17/08/2023 10:04

Publicidade

Após cientistas recomendarem a retomada do uso de máscaras por conta de uma nova variante da Covid-19 identificada na Dinamarca e em Israel, a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, tranquilizou a população ao informar que a chamada “BA.6” não chegou à Bahia e afirmar que “é precoce” a adoção da proteção facial.

“Entao, neste momento, na Bahia, é precoce a gente falar da utilização da máscara. Caso seja identificada [a nova subvariante], tão logo a gente vai adotar as providências cabíveis”, declarou a titular da Sesab em entrevista ao bahia.ba, nesta quinta-feira (17), durante visita ao Hospital 2 de Julho – antigo Hospital Espanhol -, em Salvador.

“Por enquanto, nós não temos registro dessa subvariante aqui, mas pra que a gente possa identificar a presença da subvariante, precisamos realizar o teste PCR”, informou a secretária, segundo a qual a pasta tem monitorado os números da Covid-19 e das eventuais variantes. “As UPAs e todas as unidades de saúde já estão orientadas pra que a gente possa identificar a presença dessa subvariante, que no momento não foi identificada”, pontuou.

Roberta Santana explicou ainda que a queda nos testes de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) “dificulta a localização do sequenciamento genético que identifica essa subvariante” e atribuiu o recuo ao fato de que “hoje, com as farmácias e as pessoas podendo fazer o auto teste e o teste rápido, as pessoas diminuem a frequência de fazer o PCR”.








Comentários do público:

Publicidade
0