Em sessão realizada nesta quarta-feira (28) às 09h00, a Câmara de Guaratinga aprovou com 8 votos favoráveis e 3 abstenções, as contas relativas ao exercício de 2012 do ex-prefeito Ademar Pinto Rosa.
Em sessão realizada anteriormente, na gestão da ex-presidente Simone Almeida, quando apenas 5 vereadores estavam presentes em plenário no momento da votação, a Câmara tinha deliberado pela reprovação das contas, o que foi considerado pela assessoria jurídica do ex-prefeito e por vereadores aliados um “atropelo” ao Regimento Interno da Câmara, ensejando recursos junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Entendendo ter sido aquela sessão “nula”, o atual presidente da Câmara, vereador Izaías Rezende, pautou nova reunião, que desta vez, com a unanimidade dos vereadores presentes, e após amplas discussões, foi procedida votação do Parecer do TCM, o qual foi reprovado, sendo aprovado o Parecer da Comissão de Orçamento e Contas, que opinou pela aprovação das contas do exercício de 2012, com pareceres favoráveis do presidente da Comissão, vereador José Messias, e do relator, vereador Gelson Almeida. A vereadora Simone Almeida, por não ter comparecido à reunião da Comissão da qual é membro, não teve seu voto computado, solicitando em plenário o voto em separado, que não foi acatado.
Os vereadores Misael Gregório e Simone Almeida fizeram diversas manifestações e intervenções, o que foi considerado por vereadores como uma tentativa frustrada de postergar o andamento da sessão, como pedido de vistas ao processo, que foi colocado em votação e negado pela maioria dos vereadores presentes; referências “picantes” desferidas pelo vereador Misael à presidência da Casa, como a pressa em iniciar a sessão, que jamais teria sido aberta pontualmente às 9 horas, como essa; e a leitura Bíblica ter durado “apenas 30 segundos”, o que foi contestado pelo presidente Izaías Rezende, citando o cumprimento do Regimento, que outrora não teria sido respeitado, e que os vereadores ligados ao prefeito estariam apenas querendo “engambelar” a reunião.
O vereador Bronísio, que anteriormente votou pela reprovação das contas de 2012 do ex-prefeito Ademar, reformulou seu posicionamento e justificou na sessão o seu voto a favor da aprovação das contas, dizendo não achar que alguém deva ser prejudicado por questões políticas, e que à população cabe decidir.
VOTOS
Votaram pela aprovação das contas os vereadores: Adinalvo (Nalvão), Bronísio, Gelson Almeida, Izaías Rezende, Jorge Adilson (Índio), José Messias, Robérinho e Rosângela.
Se abstiveram de votar os vereadores Aparício Lacerda, Misael Gregório e Simone Almeida.
Ao final da reunião, referências elogiosas foram feitas aos advogados Dr. Agmar Gobira e Dr. Adauto Costa, que estiveram presentes acompanhando a sessão.