AÇÃO PARLAMENTAR
Vereador Valdiran Marques requer ações em saneamento básico para Eunápolis
O ranking de saneamento no país mostra que o problema em Eunápolis não é exceção e atinge diversas cidades brasileiras
Por: Ascom/CME / Fotos: Milton Guerreiro | Pub.:
12/03/2025 05:59 | Atual.:12/03/2025 06:12
Publicidade
Por causa da falta de esgoto sanitário em Eunápolis, cidade da Costa do Descobrimento, o vereador Valdiran Marques (PSD) apresentou ao plenário da Câmara Municipal o requerimento de número 07/2025 em que recomenda ao Poder Executivo a implantação do Plano de Saneamento com Esgotamento Sanitário e Abastecimento de Água em todo o município em atendimento às leis municipais números 1218, 1219 e 1220.

O ranking de saneamento no país mostra que o problema em Eunápolis não é exceção e atinge diversas cidades brasileiras. Na cidade, apenas um em cada cinco moradores tem esgoto em casa. A maior parte da cidade está sobre fossas, milhares delas. Eunápolis não é uma cidade pequena, tem 120 mil habitantes.
O que o presidente da Casa propôs foi um Requerimento pedindo o cumprimento das referidas leis a fim de realizar o saneamento, e os poderes Executivo e Legislativo dos municípios são peças fundamentais para melhorar a cobertura da água e do esgoto no Brasil.
Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, o país perde a cada ano 547 milhões de reais em remunerações de horas não-trabalhadas de funcionários que adoeceram por causa de infecções gastrintestinais. O acesso universal ao saneamento representaria a redução de 25% no número de internações e de 65% na mortalidade desses pacientes. Por ano, 1.277 mortes seriam evitadas.