home > noticias >

CRISE ABERTA

Elmar Nascimento entra na briga em disputa pela Codevasf

O deputado disse que o presidente da companhia, Marcelo Andrade Moreira Pinto, é seu aliado e que não aceitaria a exoneração

Por: Informações: TRBN
Publicado em 06/05/2023 10:15
Atualização:06/05/2023 10:22

Publicidade

O Governo Lula teve que recuar após tentar retirar do cargo de superintendente da Codevasf na Bahia um indicado do deputado Arthur Maia (União-BA). De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (União-BA), entrou na briga e disse que o presidente da companhia, Marcelo Andrade Moreira Pinto, é seu aliado e que não aceitaria a exoneração em seu Estado natal. 

Segundo a publicação, caso o governo insistisse, deveria trocar também a presidência e, em contrapartida, o União Brasil migraria para a oposição. Hoje, o partido faz parte da bancada independente e vota em projetos do governo quando há convergência. 

O indicado na empresa é Harley Xavier Nascimento, que fica em Bom Jesus da Lapa (BA). Os petistas tentavam emplacar o sociólogo Jonas Paulo Neres, ex-presidente do PT baiano. 

A Codevasf é controlada pelo Centrão, com o apoio de Arthur Lira (PP-AL), que vem se queixando da articulação política do Planalto. O PT, por sua vez, considera que Elmar já tem a presidência da Codevasf e, por isso, poderia abrir espaço no Estado para o PT. 
No centro das críticas que chegam do Legislativo, Alexandre Padilha (Relações Institucionais) se reuniu na noite da última quarta-feira com senadores do MDB. Eles expressaram ao ministro que também no Senado há cobranças pelo pagamento de emendas parlamentares prometidas. 

Segundo apuração do Política Livre, Elmar não aceita perder o controle da superintendência de Bom Jesus da Lapa da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Ele venceu a briga travada com o líder do governo no Senado, o baiano Jaques Wagner (PT), pelo comando da superintendência da Codevasf em Juazeiro. 

Ainda segundo a publicação, em reunião do conselho político de Jerônimo, a coordenadora da bancada baiana no Congresso, deputada Lídice da Mata (PSB), chegou a fazer uma observação de que os principais cargos do governo federal na Bahia estão sendo apenas para os adversários do governador. 








Comentários do público:

Publicidade
0