home > noticias >

PROTESTO

Fechamento da Agência da Receita Federal em Eunápolis gera protestos da Câmara de Vereadores

Decisão faz parte da Portaria Nº 898, de 21 de junho de 2018, assinada no governo Temer

Por: CliC101 | Ascom CME / Foto: Paulo Barbosa
Publicado em 12/04/2019 06:23

Publicidade

O anúncio do encerramento das atividades da Agência da Receita Federal em Eunápolis gerou revolta na cidade e protestos do presidente da Câmara de Vereadores local, Jorge Maécio (PP). O parlamentar ocupou a tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (11/04), para repudiar a decisão da Receita Federal do Brasil (RB) de fechar a agência.

 

Em seu pronunciamento, Maécio informou que o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) encaminhou ofício ao Secretário Especial da Receita Federar, Marcos Cintra Cavalcante de Albuquerque, solicitando providências para que isso não ocorra.

 

Por unanimidade, o plenário da Casa aprovou uma Moção de Apoio aos servidores públicos lotados na agência de Eunápolis, que serão obrigados a se deslocar para outras cidades, caso a medida seja concretizada. Os vereadores pedem a revogação da medida.

 

PORTARIA

A decisão da RFB faz parte da Portaria Nº 898, de 21 de junho de 2018, assinada pelo então Secretário-Adjunto da Receita Federal, Paulo Ricardo de Souza Cardoso, no governo de Michel Temer, e prevê a extinção das agências com até cinco funcionários. A decisão foi mantida pelo Comitê de Governança Institucional da Receita Federal do atual governo, reunido em Brasília nos dias 21 de março e 03 de abril.

 

Em 2018, 25 agências foram fechadas em todo o país. Desta vez 125 outras agências terão suas atividades encerradas. Na Bahia, além de Eunápolis, outras duas estão na linha de corte: Valença e Ipiaú, na Costa do Dendê.

 

PROTESTO

O parlamentar salientou a importância econômica do município e disse que o fechamento da agência será um prejuízo muito grande para os contribuintes. “Com o fechamento de mais um órgão público, os eunapolitanos se veem novamente obrigados a recorrer a outros municípios, como Porto Seguro e Teixeira de Freitas, para serem atendidos, sendo que Eunápolis é sede da maior empresa de celulose da Bahia, que é a Veracel Celulose S/A”, contestou o presidente.

 

“Nós vamos discutir com todos os deputados federais votados na cidade. Vamos discutir com Ronaldo Carletto e todos os outros. Não podemos aceitar isso. Eunápolis não pode ficar sem a agência da Receita Federal por isso minha indignação e meu protesto. Vamos procurar Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial, OAB, Veracel, Prefeitura, para juntos, intercedermos perante o Governo Federal para impedir que a Agência feche”. Garantiu Jorge Maécio.

 

ATENDIMENTO

A Agência da Receita Federal em Eunápolis atende em média 2,5 mil contribuintes a cada mês. Moradores de municípios vizinhos também são beneficiados por essa unidade que presta serviços de grande valor para a população, especialmente itens como regularização do CPF, ITR, Imposto de Renda, CNPJ, dentre outros.








Comentários do público:

Publicidade
0