home > noticias >

PODER LEGISLATIVO

Projetos sociais do Executivo são destaque na pauta da Câmara de Guaratinga

“Pessoas no mercado sem expectativa é algo que não me faz bem... Ônibus lotados de jovens na praça [para estudar] me conforta”, diz o presidente do Legislativo guaratinguense, vereador Jadel Galvão Vaz

Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 30/11/2017 07:26

Publicidade

 

 

Três projetos de lei direcionados ao setor social do município foram destaque na pauta da sessão da Câmara de Guaratinga nesta quarta-feira (29).

 

Sistema Único de Assistência Social, regulamentação e critérios para concessão de Benefícios Eventuais e instituição do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, todos com pareceres favoráveis pelas Comissões competentes, foram aprovados por unanimidade em primeira votação, devendo ser aprovados na próxima sessão do Legislativo.

 

Para o vereador Misael Gregório, “não há como votar contra projetos de interesse social”, ressaltando também a disponibilização de 40 bolsas de estudo da Facisa para que cidadãos guaratinguenses possam “sair da ignorância”, como pontuou.

 

 

Ainda como destaque na pauta, Requerimento da vereadora Simone Almeida para convocação e posse de aprovados no último concurso público realizado pelo município foi objeto de intervenções da quase unanimidade dos nove vereadores presentes, diante de um plenário lotado pelo público e com presença de dirigentes dos sindicatos APLB, Sispug e Sidiacscer.

 

Segundo a autora do requerimento, “a administração municipal está prejudicando a população, voltando à ditadura”, enquanto o líder do governo na Câmara, vereador Marcão, sugeriu formar uma comissão para ir até a prefeita Christine Pinto discutir o assunto, ressaltando porém que “aprovamos as críticas, mas sem palavras que ferem”.

 

"Crise de ciúme"


Em meio a discussão do requerimento do concurso, uma cena chamou a atenção do público quando o vereador Paulo da Costa, o “Paulo Radiola” (PT) demonstrou o que foi interpretado como "crise de ciúme”, dizendo que as pessoas deveriam ter feito o encaminhamento da reclamação do concurso através de todos os onze edis da Casa Legislativa e não apenas da vereadora Simone, que tratou o episódio como “anti-ético”.

 

A fala do presidente Jadel


A situação só foi contornada no encerramento da sessão, quando o presidente Jadel Galvão Vaz, com a sua costumeira eloquência e experiência, teceu algumas considerações gerais que merecem reflexão, do tipo: “A democracia só existe com a crítica... temos que aprender a lidar com as adversidades... não deixe de pensar no coletivo... existem coisas que me alegram, como a Facisa... esta classe só está repleta quando o interesse é de si mesmo...”.

 

O presidente demonstrou preocupação com a problemática do senso municipal, que encaminha o município para um futuro próximo bastante crítico com a perda ainda maior de população, refletindo em arrecadação, o que provocará inevitavelmente uma crise financeira ainda maior.

 

Entre questões bastante sensíveis tratadas pelo presidente Jadel, já na sessão da última semana ele havia relatado coisas que o alegram, e questões que o preocupam:

“Pessoas no mercado sem expectativa é algo que não me faz bem... Ônibus lotados de jovens na praça [para estudar], me conforta”, numa demonstração da sua preocupação com questões fundamentais do município.








Comentários do público:

Publicidade
0