home > noticias >

MEIO AMBIENTE

Marco icônico de Porto Seguro, gameleira centenária recebe cuidados especiais contra sinais de fragilidade


Por: Comunicação Porto Seguro
Publicado em 06/04/2024 09:21
Atualização:06/04/2024 09:25

Publicidade


A Cidade Histórica de Porto Seguro, conhecida por suas paisagens deslumbrantes e riqueza cultural, abriga uma árvore que se tornou um marco icônico ao longo dos anos: a centenária Gameleira. No entanto, nos últimos tempos, a árvore começou a mostrar sinais de fragilidade, com galhos secos, perdas de folhas e falta de vitalidade, por causa de uma infestação de besouros, conhecidos como ‘metálicos’, preocupando os moradores e autoridades locais.

Diante desse cenário, uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e ação direta dos técnicos ambientais da pasta de Meio Ambiente (Semac), realizou uma ação importante na manhã desta sexta-feira, 5, com o objetivo claro: salvar a Gameleira e devolver-lhe sua majestosidade.

Com cuidado e expertise, adubação e aplicação de inseticidas biológicos fornecidos pela Embrapa foram feitos. Agora, os profissionais realizaram uma poda profissional, retirando os galhos secos e proporcionando os cuidados necessários para que a árvore se recupere e floresça novamente. A ação não apenas visa preservar um marco importante da cidade, mas também manter a saúde do ecossistema.

A Gameleira não é apenas uma árvore, é parte da história e da identidade deste espaço histórico, tão visitado e admirado em Porto Seguro. Sua preservação não é apenas um ato de cuidado ambiental, mas também um compromisso com a memória e a beleza da cidade.








Comentários do público:

Publicidade
0