home > noticias >

COMEMORAÇÃO

Veracel comemora o crescimento de seu estoque de madeira

Mais árvores, mais resultado: para ampliar a competitividade de sua produção, a companhia une proteção ambiental a práticas estratégicas de silvicultura e negócios

Por: Veracel
Publicado em 22/09/2023 08:24
Atualização:22/09/2023 08:27

Publicidade

A Veracel, indústria de celulose do Sul da Bahia, comemora o Dia da Árvore, celebrado nesta quinta-feira (21), destacando o aumento do seu estoque de floresta em pé. Com práticas sustentáveis de manejo florestal, a companhia ampliou em 10% o crescimento das florestas de seu território de atuação nos últimos cinco anos. Isso significa mais competitividade para a empresa e um aumento de mais de um terço no volume de florestas em crescimento da empresa desde 2020. 

Os resultados positivos vieram após a implementação de diferentes ações estratégicas da companhia, como a compra de madeira no mercado e a expansão de sua base florestal. Mas são, principalmente, reflexos de iniciativas internas da empresa, como a implementação de tecnologias voltadas ao cuidado com a qualidade do crescimento das florestas. 

Manter florestas em pé sustentáveis e cada vez mais produtivas é fundamental para a indústria de celulose, pois garante a disponibilidade contínua de matéria-prima de alta qualidade para o abastecimento fabril, ao mesmo tempo em que promove a responsabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais. 

“Essa conquista se tornou realidade graças ao empenho e à colaboração de diferentes áreas da empresa. Entre as equipes envolvidas, temos desde a área de pesquisa e silvicultura até os profissionais que atuam no manejo e na colheita das florestas, além do engajamento de todas as áreas transversais”, destaca Maria Zélia Ferreira, gerente de Planejamento Florestal da Veracel. “Estamos orgulhosos destes resultados, que demonstram ser possível trabalhar para atender a demanda do mercado e manter a competitividade de forma responsável e ecologicamente correta”, complementa Ferreira.

Competitividade com sustentabilidade

Além de trabalhar constantemente para ampliar a produtividade de suas plantações, a Veracel tem como política de negócio que, para cada hectare de eucalipto, mantém um hectare de Mata Atlântica preservada. Assim, em cerca de 200 mil hectares de área da companhia, 100 mil são de plantio de eucalipto, e 100 mil são de áreas destinadas à vegetação nativa. 

Além disso, a companhia adota a modalidade de plantio em mosaico, criando corredores que conectam as florestas plantadas de eucalipto com as áreas de mata nativa. A técnica, reconhecida pela ONU entre as medidas para adaptação às mudanças climáticas, ajuda a empresa a realizar o manejo sustentável de suas florestas de forma efetiva, preservando o solo, prevenindo erosões e respeitando as áreas de preservação.

Toda a madeira produzida pela companhia é certificada com padrões reconhecidos internacionalmente, o que garante a sustentabilidade e o respeito aos aspectos ambientais, sociais e econômicos do manejo florestal da empresa.

Sobre a Monkey

A Monkey é um marketplace que tem como propósito tornar o mercado de antecipação de recebíveis de notas fiscais e cartão de crédito mais eficiente, através de suas plataformas. Nosso portfólio é formado por soluções customizáveis para cada necessidade do mercado de recebíveis. Sempre alinhado com o que há de mais inovador na tecnologia. Clique aqui e saiba mais

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.








Comentários do público:

Publicidade
0